Vicentina propõe «Compromisso» com o mar e os pescadores, entre histórias e sabores de Ferragudo

O evento marca a estreia da Vicentina nas atividades culturais no concelho de Lagoa

Uma visita guiada por recantos que nem as pessoas da terra conhecem, uma degustação de sabores do mar e um concerto, com um cenário maravilhoso: esta é, em resumo, a proposta para sábado, dia 27, em Ferragudo, com o evento «Compromisso Marítimo».

Ao longo de quatro horas, num percurso que parte da Praça Rainha D. Leonor (às 18h00), na baixa de Ferragudo, e prossegue pelas ruas íngremes, até ao edifício do Compromisso Marítimo e à sua vizinha Igreja de Nossa Senhora da Conceição, será feita uma viagem guiada através da etnografia, história, gastronomia e das manifestações culturais daquela vila piscatória do concelho de Lagoa.

«Trata-se de uma ideia original desenvolvida pela Associação Vicentina, que parte das antigas confrarias de pescadores, os Compromissos Marítimos, instituições seculares, criadas na Idade Média, e das quais, no Algarve, ainda existem vestígios edificados em Lagos, Ferragudo e Olhão», começou por explicar Sónia Felicidade, responsável pela organização deste evento, integrado na programação do 365 Algarve ao abrigo do projeto “Momentos Fantásticos com Património”, promovido pela Vicentina.

«Cada um destes percursos pode ser diferente, há sempre um elemento de surpresa. Levamos as pessoas a descobrir o património histórico-cultural e edificado, mas também os costumes e tradições, a gastronomia. Há sempre pequenas atividades com pescadores locais, há degustações, que podem ser na tasca, na associação de pescadores, no próprio edifício do Compromisso Marítimo. No fim, há um espetáculo, original e único, num sítio onde normalmente não acontece muita coisa».

No caso do próximo sábado, dia 27, o concerto estará a cargo de M-PeX e da sua guitarra portuguesa com uns toques de música eletrónica, estando marcado para as 21h30, no adro da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, com vista para o estuário do Arade e a serra de Monchique. M-PeX apresentará, neste cenário, uma «estética sonora muito diversificada», que também é preciso descobrir.

O evento «Compromisso Marítimo» em Ferragudo marca a estreia da Vicentina nas atividades culturais no concelho de Lagoa, cuja Câmara Municipal é uma das apoiantes da iniciativa, a par da Junta de Freguesia de Ferragudo e dos Escuteiros Marítimos de Ferragudo – CNE 413, entre outras entidades.

Este projeto, acrescenta Sónia Felicidade, passa por «dar relevo às comunidades piscatórias que ainda existem e o seu conhecimento, que é pouco valorizado. É ir buscar o passado, o que fomos, o Algarve como terra de mareantes, de pescadores, que nos moldou assim como somos, mas também remeter para o presente e tentar valorizar as comunidades e as suas atividades. A pesca pode já não ser a principal atividade destas comunidades, mas continua a estar na raiz da sua identidade e, até a nível económico, continua a ter importância».

«É também por isso que chamamos a esta atividade “Compromisso Marítimo”. Compromisso é aqui uma palavra muito simbólica», acrescentou.

Sónia Felicidade não esconde que este projeto lhe é muito caro, até pela sua formação de socióloga. «Ferragudo é espetacular. É um museu vivo, o seu núcleo urbano ainda tem muita coisa relacionada com esta vida do mar». E, mesmo o que tem surgido entretanto, nas ruas estreitas da vila, acaba por se integrar nesse espírito, como é o caso de uma galeria de arte que será visitada durante a atividade de sábado.

Porque este evento custa 15 euros (o programa completo, incluindo percurso guiado, degustação e concerto) e apenas pode receber um grupo limitado de 20 a 30 pessoas, quem não conseguir ir neste sábado, poderá tentar no próximo ano, dia 27 de Maio, novamente em Ferragudo. Haverá ainda dois outros eventos do «Compromisso Marítimo» em Lagos, em 16 de Março e 25 de Maio, com outras surpresas previstas.

No próximo sábado, haverá ainda uma segunda opção: o bilhete custa 5 euros para quem queira apenas ir assistir ao concerto de M-PeX.

Mas a programação da Associação Vicentina, no âmbito do 365Algarve e do seu projeto “Momentos Fantásticos com Património”, não se fica por aqui. A 24 de Novembro, 26 de Janeiro e 23 de Fevereiro, em Lagos, irá promover a «Urban Art Experience».

A partir de um emblemático edifício histórico, outrora espaço de inibição de liberdade (cadeia), hoje espaço cultural e de experimentação artística, é iniciada uma viagem de descoberta do que se faz ao nível da arte urbana na cidade de Lagos. Através de uma visita guiada (Urban Art Tour) a obras de alguns dos artistas mais representativos do panorama contemporâneo da arte urbana, o participante é convidado a desvendar possíveis mensagens implícitas nos murais desta cidade tela, ao mesmo tempo que encontra outras particularidades reveladoras da importância cultural, histórica e artística da cidade de Lagos. À tarde, valorizando a experimentação, os participantes terão um workshop de stencil (uma das técnicas usadas na street art), com um artista convidado, que lhes permitirá desenhar e fazer a sua própria t-shirt ou saco de pano.

A Vicentina voltará ainda a apresentar, em Abril e Maio, na Fortaleza de Sagres, Castelo de Aljezur e Muralhas de Lagos, o espetáculo de videomapping estreado em Março, no primeiro destes monumentos.

Trata-se de «espetáculos únicos e impactantes, criados especificamente para estes três monumentos nacionais e que integram imagens monumentais, factos históricos associados a cada um dos monumentos e uma marcante sonorização. Utilizam uma linguagem direta e unificadora para que sejam facilmente reconhecíveis os vários momentos, mas numa narrativa imaginária e ficcional». As datas concretas ainda não estão definidas, mas já prevendo na sua agenda, porque quem já viu garante que o espetáculo multimédia é muito interessante.

«Compromisso Marítimo» em Ferragudo – dois tipos de bilhetes:

>>Bilhete completo: Percurso guiado, degustação e concerto – 15 euros
>>Bilhete simples: Concerto M-Pex – 5 euros
O programa completo apresenta um número limitado de participantes.

Bilheteira: https://ticketline.sapo.pt/evento/compromisso-maritimo-mpex-38093 ou no local
Reservas e informações: 282 680 120 | +351 967 451 386 | [email protected]

 

 

Comentários

pub