Tertúlia Algarvia ensina a fazer tiborna “especial” e doce de tomate

No final, todos vão poder degustar o que confeccionaram

Aprender a fazer tiborna de sumo de laranja, açúcar e canela e, ainda, um doce de tomate. Assim vai ser uma experiência culinária a decorrer no feriado de 5 de Outubro, das 9h30 às 11h30, na Tertúlia Algarvia, em Faro. 

«No Algarve há muitas variantes de tiborna. As mais simples levam azeite e alho. Nas mais sofisticadas, usa-se sumo de laranja, açúcar e canela. Há também as que levam sumo de laranja, sal, alho e azeite ou, ainda, uma versão identificada na vila de Algoz, em que o vinagre substitui o sumo de laranja», conta a Tertúlia Algarvia.

Também em matéria de doces, as conjugações são das mais variadas. Tomate, figo, amêndoa, alfarroba, abóbora, laranja ou batata-doce são os produtos mais usados na doçaria da região, seja a solo ou em duo.

Nesta experiência culinária, os participantes vão aprender a fazer tiborna de sumo de laranja, açúcar e canela e, ainda, doce de tomate, «duas receitas que farão um brilharete em qualquer mesa de pequeno-almoço ou de lanche».

Depois da aula de cozinha são convidados a sentar-se à mesa e a degustar o que confecionaram, bem como outras iguarias.

Esta é uma das atividades previstas nos programas de férias culinárias e enológicas que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Algarve Cooking Vacations, um dos projetos da rede CREATOUR – Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais.

O preço de participação nesta experiência é 29,90 euros ou de 14,95 para crianças e jovens com idades entre os 8 e os 17 anos.

Os participantes do programa “Pão, pão, doce, doce” levarão para casa um frasco com o doce de tomate confecionado na aula, assim como aventais e certificados de participação.

As inscrições têm de ser feitas até 4 de Outubro para o número 289 821 044.

Esta experiência vai ser filmada para o documentário CREATOUR. A equipa de filmagens terá o cuidado de captar imagens apenas de quem autorizar e de fazer planos mais fechados (sem aparecer o rosto) de quem não autorizar.

 

Programa:

9h30 – Exibição de vídeos sobre a tiborna e os doces do Algarve
9h40 – Aula de cozinha, durante a qual os participantes vão aprender a fazer tiborna de sumo de laranja, açúcar e canela; e doce de tomate
10h45 – Pequeno-almoço composto por:

Seleção de pães
Tiborna de sumo de laranja, açúcar e canela
Doce de tomate
Tábua de queijos e fiambre
Café, meia de leite, infusão fria, sumo de laranja natural

11h30 – Fim da experiência

Comentários

pub