Re-food Algoz-Tunes fecha por falta de voluntários

No Outono, equipa promete «promover uma reunião sementeira em Albufeira, para mobilizar os milhares de cidadãos desta cidade vizinha e formar um novo núcleo Re-food»

A «falta de voluntários» e as «dificuldades administrativas» levaram ao fecho do Re-food Algoz-Tunes, anunciaram hoje os seus responsáveis. O encerramento poderá ser temporário.

Em nota enviada às redações, os atuais membros afirmam que «já não conseguem salvaguardar as responsabilidades de mobilização social», não havendo «mais pessoas disponíveis a quem possamos transferir as obrigações do voluntariado e de gestão do núcleo».

«Aprendemos que um núcleo Re-food precisa de mais voluntários do que aqueles que temos disponíveis na nossa comunidade local», acrescentam.

Este núcleo do movimento Re-food foi criado em 2014. A sua missão era, como os restantes, recolher a comida que sobra, ao final do dia, em estabelecimentos de restauração e suprmercados, para a colocar na mesa de quem mais precisa.

Os responsáveis pelo grupo acrescentam que no Outono pretendem «promover uma reunião sementeira em Albufeira, para mobilizar os milhares de cidadãos desta cidade vizinha e formar um novo núcleo Re-food. É com este novo centro, servindo como base central, que esperamos poder reativar o serviço na Algoz-Tunes – como um polo de recolha e distribuição do novo núcleo em Albufeira».

Agradecendo a todos os que os «ajudaram a ajudar em Algoz-Tunes», os responsáveis dizer fechar «este ciclo com a esperança de abrir um novo e mais sustentável ciclo em breve, mas também com reconhecimento e alegria pelo tempo vivido nos últimos quatro anos de atividades intensas e produtivas facilitadas pelas parcerias com a Câmara, a Junta e tantos outros parceiros, mais do que conseguimos aqui nomear. Temos orgulho dessa história construída com perseverança, comprometimento e dedicação. Aprendemos muito com o voluntariado, a solidariedade e o saber que fizemos a diferença».

A equipa de gestores da Re-food Algoz-Tunes termina fazendo votos que «o espírito Re-food se mantenha vivo no coração dos nossos parceiros e apoiantes enquanto trabalhamos para construir um futuro mais sustentável».

«Queremos acreditar que o espírito de solidariedade que vimos tantas vezes fortalecido e rejuvenescido pelos nossos voluntários continue forte e a iluminar mais vidas e a abrir caminho para uma sociedade mais justa, solidária e livre de preconceitos. Que se mantenha a vontade de ajudar, e que mais núcleos continuem o incrível trabalho feito pela Re-food por todo o país. Que a Re-food continue a ser feita de todos nós, e que a força dessa ideia continue a mover novas iniciativas e novas aventuras focadas no bem-estar de toda a comunidade. Porque nós somos o outro e o outro deve sempre fazer parte de nós», concluem.

Comentários

pub