Provérbios juntam-se às imagens para dar a conhecer “Gentes do Mercado” de Tavira

Potenciar a interação entre os vendedores e quem visita o Mercado Municipal de Tavira, através de provérbios. Assim vão ser […]

Potenciar a interação entre os vendedores e quem visita o Mercado Municipal de Tavira, através de provérbios. Assim vão ser os percursos orientados “Gentes do Mercado” que se realizam nos dias 7 e 8 de Setembro, às 10h00, no âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira. 

“Gentes do Mercado” «tem como principal objetivo proporcionar uma nova dinâmica sociocultural no Mercado Municipal de Tavira, ao mesmo tempo que potencia a interação entre os vendedores e utilizadores deste espaço, valorizando o trabalho das pessoas que fazem o mercado e transmitindo os valores associados ao património cultural da Dieta Mediterrânica», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Esta é uma iniciativa «que resulta de uma estreita parceria com a designer Alexandra dos Santos, responsável pela identidade visual dos materiais que irão dar vida e cor a este espaço, através dos sorrisos das gentes do mercado e dos provérbios que refletem práticas culturais intemporais, associadas à Dieta Mediterrânica».

As imagens vão-se juntar às fotografias dos próprios operadores do espaço, aliando isto a provérbios.

Este é um projeto que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e com a colaboração do fotógrafo Vítor Pina no registo dos sorrisos e expressões dos vendedores do Mercado.

Os percursos orientados pela Associação Internacional de Paremiologia irão consistir em conversas informais com os vendedores e os utilizadores do mercado, através de provérbios, em torno dos produtos, dos “saberes – fazer” e também das pessoas que fazem o Mercado.

O percurso do dia 7 de Setembro integra ainda um momento de animação realizado por um acrobata em andas.

“Gentes do Mercado” é um projeto integrado no AEPC 2018 – Ano Europeu do Património Cultural – que pretende contribuir para destacar a importância das comunidades locais na valorização do património.

Esta exposição poderá ser vista no Mercado de Tavira até ao dia 31 de Dezembro.

Comentários

pub