Praia da Rocha recebe Campeonatos do Mundo de Windsurf “3 em 1”

Algarvio Miguel Martinho é favorito à conquista do título mundial na sua classe

Os melhores praticantes de windsurf nas três classes de topo (Formula Windsurf, Raceboard e Formula Foil) vão «dar espetáculo na Praia da Rocha», durante os Campeonatos do Mundo de Windsurf, em Portimão, que se realizam entre 15 e 23 de Setembro.

Mais de 100 atletas de 17 países irão participar nestes mundiais ‘multi-classes’, «atraídos pela dimensão do evento e pelas excelentes condições proporcionadas por esta zona da costa algarvia», explica a assessoria de imprensa dos campeonatos.

Este campeonato terá reunidas as três classes no mesmo evento para, segundo Miguel Martinho, membro da organização, «dar maior visibilidade ao evento e também maior dimensão».

A ideia não é totalmente original e foi experimentada uma única vez, em 1992, na Austrália. Miguel Martinho, que é também um dos melhores windsurfistas portugueses de sempre, participou nesse evento e «adorou o conceito de juntar toda a ‘massa’ do windsurf».

Mesmo sem reunirem todas as classes do Windsurf – são nove – os Mundiais de Portimão «já asseguraram um lugar na história desta modalidade». Pela primeira vez, irá realizar-se um Campeonato do Mundo Absoluto de Formula Foil, classe que pretende tornar-se olímpica a partir dos Jogos de Paris em 2024.

Como em Portimão decorrerá o primeiro mundial da classe, os organizadores adiantam que «o Comité Olímpico já confirmou presença no evento para proceder a observações que servirão de base à decisão final».

Ao todo, serão oito dias de provas e «serão muitas as estrelas mundiais do Windsurf que estarão em ação».

Nas três classes, haverá campeões do mundo, campeões da Europa, medalhados olímpicos e «figuras incontornáveis como o português João Rodrigues, detentor de um currículo impressionante e que aos 46 anos acabou de se sagrar campeão do mundo na classe Raceboard», acrescenta a organização.

O próprio Miguel Martinho, campeão nacional de Formula Windsurfing pela vigésima vez e possuidor de «um palmarés inigualável, é um dos favoritos para a conquista do título mundial na classe».

Em relação ao impacto que a realização destes campeonatos poderá ter em Portugal, a Organização considera que «esta é a grande oportunidade para exibir as excelentes condições naturais que temos para a prática da modalidade e também para mostrar às novas gerações que existem todas estas disciplinas aliciantes, que devem experimentar e aventurar-se a sair de casa!».

Entre 15 e 23 de Setembro, «o horizonte de Portimão vai-se encher de velas, proporcionando um espectáculo único aos muitos veraneantes que ainda enchem os areias da praia da Rocha».

A organização dos Campoenatos do Mundo de Windsurf de Portimão pertence ao Clube Naval de Portimão, em parceria com a CM Portimão. O evento conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e com os patrocinios da Starboard e Starsul.

Comentários

pub