Postos de Saúde de Praia realizaram 5268 atendimentos em Julho e Agosto

A larga maioria das pessoas atendidas não residem no Algarve

Os Postos de Saúde de Praia do Algarve realizaram 5268 atendimentos nos meses de Julho e Agosto. Entre os 31 postos disponibilizados ao longo da costa algarvia pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa, os mais concorridos foram os de Armação de Pera, Ilha da Armona e Ilha da Culatra.

Destes atendimentos, 2869 foram para tratamentos e suturas, 782 foram devido a picadas de peixe-aranha e insetos, 899 para medições de pressão arterial, 285 para administrar injeções e 297 para realizar testes de glicemia, tendo sido registados durante este período 136 encaminhamentos para outras unidades de saúde, segundo revelou a ARS Algarve.

A larga maioria das pessoas atendidas, cerca de 72%, não residem no Algarve. Destes, 58% vivem noutras regiões do país e 14% são estrangeiros.

Os Postos de Saúde de Praia visam «assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, funcionando também como ponto de esclarecimento e de triagem, e, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada».

Estas unidades entraram em funcionamento no dia 30 de Junho e, na sua maioria, encerraram a 31 de Julho. Neste momento, e até 16 de Setembro, apenas se mantém em funcionamento os postos de Praia da Rocha, Armação de Pera, Rocha Baixinha, Quarteira, Ilha da Culatra, Ilha de Tavira e Monte Gordo.

Comentários

pub