Portimonense consegue vencer pela primeira vez na I Liga em dia de estreia sonante

O Portimonense conseguiu a primeira vitória na I Liga, após um jogo em que teve de lutar muito para conseguir vencer

O Portimonense conseguiu vencer, pela primeira vez, na I Liga, este domingo. Os algarvios bateram o Vitória de Guimarães por 3-2 no Municipal de Portimão, num jogo marcado por muita emoção e pela estreia de Jackson Martinez com a camisola alvinegra.

A equipa da casa entrou da melhor forma na partida: a marcar. Aos 6 minutos, Shoya Nakajima recebeu um passe teleguiado de Paulinho, dominou de forma perfeita no coração da área, resistiu à pressão de dois defesas vimaranenses, fintou e atirou a contar.

O Vitória tentou responder, mas a boa organização da equipa algarvia impedia os visitantes de criar ocasiões de muito perigo. A exceção foi um remate de fora da área de André André, que passou muito próximo da trave da baliza de Léo.

O Portimonense foi sacudindo a pressão e teve outra grande oportunidade, protagonizada por Pedro Sá. O médio do Portimonense encheu o pé, do meio da rua, e a bola embateu com estrondo na trave da baliza de Douglas, que não conseguiu fazer mais do que seguir a bola com os olhos.

Até ao intervalo, o jogo equilibrou, com o Portimonense a nunca desistir do ataque. Afinal, este jogo foi marcado pelo regresso de Paulinho e de Ewerton à titularidade no meio campo ofensivo dos algarvios, onde se juntaram ao japonês Nakajima, o jogador em maior destaque na partida – foi eleito o melhor em campo.

No regresso do intervalo, o Vitória de Guimarães acelerou o seu jogo e criou perigo, logo nos primeiros minutos. Mas o Portimonense depressa conseguiu refrear os ânimos dos minhotos e reequilibrar a partida.

Ainda assim, foi mesmo o Guimarães a chegar ao empate. Para isso, contou com a ajuda de Jadson, que ao tentar desviar um passe para a desmarcação de um jogador adversário, dentro da área, acabou por trair o seu companheiro de equipa Léo. O árbitro ainda consultou o vídeo-árbitro, mas manteve a decisão inicial, apesar de na repetição dar a forte ideia de que há um jogador do Vitória em fora-de-jogo, no início da jogada de ataque.

O Portimonense foi lesto a reagir e marcou logo a seguir, aos 69 minutos. Desta vez, foi Nakajima a servir Paulinho que, já dentro da área, fez o 2-1.

Pouco depois, foi altura do internacional colombiano Jackson Martinez se estrear com a camisola do Portimonense, um momento que gerou grande entusiasmo no Municipal de Portimão. O goleador, que se notabilizou ao serviço do FC Porto, não demorou a criar perigo e colocou uma bola no ferro, poucos minutos depois de entrar.

Aos 81, quando parecia que o Portimonense iria conseguir arrecadar os três pontos, sem mais sobressaltos, o extremo vimaranense Ola John voltou a empatar a partida.

Mas Shoya Nakajima ainda não tinha fechado o livro e assinou mais um momento de génio, numa grande exibição. Aos 86 minutos, o jogador japonês ficou à espera do erro do defesa vimaranense Sacko, que acabou por fazer um atraso defeituoso para o seu guarda-redes. Nakajima isolou-se e, frente a Douglas, fez um chapéu e colocou os algarvios a vencer por 3-2.

O resultado não se alterou até ao apito final, garantindo ao Portimonense os primeiro três pontos da época, no campeonato.

Com este resultado, os algarvios saem da última posição da I Liga e ultrapassam Desportivo de Aves, passando a somar os mesmos quatro pontos que o Nacional, que o Moreirense, que o Vitória de Setúbal e que o Boavista, quando estão jogadas cinco jornadas.

Fotos: Nelson Inácio|Sul Informação

Comentários

pub