Portimão: Mundiais de Windsurf já começaram e João Rodrigues entrou a vencer

Velejador é o atleta português com mais presenças olímpicas de sempre

O atleta português João Rodrigues foi o grande destaque do primeiro dia de regatas dos Mundiais de Windsurf que arrancaram esta terça-feira, 18 de Setembro, na Praia da Rocha, em Portimão.

O velejador de 46 anos, que se sagrou recentemente campeão do mundo absoluto da classe Raceboard, em Espanha, foi dominador e venceu as quatro regatas da subcategoria Raceboard Masters (dirigido a atletas com mais de 35 anos).

A completar o pódio, encabeçado por aquele que é o atleta português com mais presenças olímpicas de sempre, ficaram Juha Blinnikka (Finlândia) e Jorge Garcia Velazco (Argentina), em 2º e 3º lugar, respetivamente.

Após dois primeiros dias em que a falta de vento não permitiu o início das regatas, esta terça feira o vento atingiu os 10 nós e também os atletas da classe Formula Windsurfing entraram em ação.

Naquela categoria, o australiano Steve Allen confirmou o favoritismo e venceu as duas primeiras regatas. Alexander Cousin (França) foi segundo e Janis Preiss (Letónia) garantiu a terceira posição.

Os primeiros cinco dias de provas são exclusivos para as classes Raceboard e Formula Windsurfing.

Para a reta final estão reservados três dias para a classe Formula Foil, que, pela primeira vez, terá um campeonato do mundo. Esta classe deverá tornar-se olímpica nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

A organização dos Campeonatos do Mundo de Windsurf de Portimão pertence ao Clube Naval de Portimão, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão. O evento conta ainda com o apoio da Federação portuguesa de Vela e com os patrocínios da Starboard e Starsul.

 

Classificações Raceboard Masters: 

(Após quatro regatas efetuadas)

1º- João Rodrigues (POR)
2º- Juha Blinnikka (FIN)
3º – Jorge Garcia Velazco (ARG)
4º- Curro Manchon (ESP)
5º- Fernando Consorte (ARG)
6º- Richard Reynolds (AUS)
7º -Alexander Diaz (ESP)
8º- Marc Ribo Castella (ESP)
9º- Rafael Ros (ESP)
10º- Bo Staffan Andersson (SWE)

 

Classificações Fórmula Windsurfing:

(Após duas regatas efetuadas)

1º- Steve Allen (AUS)
2º- Alexander Cousin (FRA)
3º- Janis Preiss (LAT)
4º- Przemek Miarczynksi (POL)
5º – John Kaju (EST)
6º- Pawel Dittrich (POL)
7º – Martin Ervin (EST)
8º- Juan Vieito (ESP)
9º- Witold Dudzinski (POL)
10º- Luís Fonseca (POR)

Comentários

pub