Passeio pela Ribeira de Salir dá a conhecer agricultura e o mundo rural

Iniciativa insere-se nas Jornadas Europeias do Património

O passeio “Paisagem, Memórias e Culturas da Água”, pela Ribeira de Salir, em Loulé, decorre dia 29 de Setembro, a partir das 16h00. 

Segundo a QRER- Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios da Baixa Densidade, esta vai ser «uma experiência que privilegia o contacto com a Natureza, em particular com um dos seus elementos mais essenciais: a água».

O passeio decorrerá ao longo da ribeira de Salir, onde será possível observar estruturas de captação e armazenamento de água associadas aos sistemas de rega.

Os participantes irão conhecer um pouco melhor a agricultura tradicional do barrocal algarvio, assim como as vivências do meio rural.

Este vai ser um passeio fácil, com cerca de 5 quilómetros. A organização recomenda que os participantes levem água, um lanche ligeiro, chapéu, protetor solar e calçado confortável.

Os guias responsáveis (João Marum e Susana Calado Martins) irão dinamizar esta iniciativa que se insere nas Jornadas Europeias do Património, nas comemorações do Dia Mundial do Turismo e no Ano Europeu do Património Cultural.

A atividade é dirigida ao público em geral e tem inscrição gratuita e obrigatória até ao dia 27 de Setembro (17h00) através de formulário online. Para o mesmo fim, poderá também contactar a organização através do telemóvel 960 152 222 ou e-mail [email protected]

As próximas atividades da QRER incluem, em Outubro, uma conversa “Deep Mapping”, com Nuno Sacramento, da Peacok Visual Arts, e uma caminhada solidária, em Novembro, em Monchique, integrada na Algarve Walking Season (Monchique).

Por fim, em Dezembro haverá, na Geofundo (Tôr, Loulé), um workshop sobre como “Elaborar Candidaturas de Sucesso”.

Comentários

pub