O Sul Informação nasceu há sete anos, no dia 26 de Setembro de 2011. No primeiro dia, o jornal, única e assumidamente online, teve 8826 leitores (mas logo no dia seguinte caiu para 4354 pageviews), um número que, ao fim do primeiro mês, perfazia 58.649 visualizações.
Hoje, sete anos volvidos, o Sul Informação tem uma média de 30 mil pageviews diárias, sendo que há dias em que ultrapassa claramente essa média. No dia 7 de Agosto, por exemplo, obteve 72.361 visitas (dados do Google Analytics). A cobertura a par e passo, com reportagem no local, que fizemos do incêndio de Monchique, esteve na origem desse grande número de leitores, de fazer inveja a muito jornal nacional.
Mas já este ano, no dia 28 de Fevereiro, e por causa do tornado que provocou estragos em Faro, o Sul Informação tinha pulverizado os seus próprios recordes de visualizações, atingindo 105.144 pageviews num só dia (dados do Google Analytics).
Outros dados que indicam o natural crescimento do nosso jornal são os de pageviews acumuladas ao longo de um ano de trabalho. No primeiro ano de existência do Sul Informação, entre Setembro de 2011 e o mesmo mês de 2012, o jornal obteve pouco mais de um milhão de visualizações (1.003.194 pageviews).
Números bem diferentes dos dados mais recentes: no último ano, o Sul Informação obteve um total de quase 7 milhões de pageviews (6.892.388), ou seja, cerca de sete vezes o número de visualizações obtidas durante o primeiro ano de vida do nosso jornal.
Também nas redes sociais, o Sul Informação é o jornal do sul do país com mais alcance orgânico. Já ultrapassámos os 40 mil seguidores no Facebook, cerca de 2400 seguidores no Twitter e perto de 2200 no Instagram. No Facebook, que em Portugal é a rede social mais ativa, as publicações na nossa página obtêm frequentemente alcances de várias dezenas de milhares de pessoas ou mesmo mais de 130 mil pessoas alcançadas, como é o caso aqui:
A 26 de Novembro de 2011, o Sul Informação nasceu pela mão de uma equipa de três jornalistas, que antes tinham trabalhado juntos noutro jornal regional algarvio: a Elisabete Rodrigues, o Hugo Rodrigues e o Nuno Costa.
Há dois anos, em Julho de 2016, juntou-se a esta equipa fixa um outro jornalista, o jovem Pedro Lemos. Mas a grande família do Sul Informação é constituída por outros jornalistas colaboradores (com destaque para a equipa de repórteres de vídeo, Nilton Nunes e Taciana Sander), pelos nossos colunistas exclusivos e, sobretudo, pelos nossos leitores, que não cessam de nos estimular a fazer mais e melhor e que, tantas vezes, são as nossas mais preciosas fontes de informação.
Nestes sete anos de vida, o Sul Informação já fez duas remodelações profundas do seu site. A primeira no dia 2 de Julho de 2014 e a segunda já este ano, lançada numa Sexta-Feira 13, no passado mês de Julho.
Porque o mundo do jornalismo está sempre em constante evolução, o Sul Informação, mesmo sem os recursos dos jornais nacionais e internacionais, tem procurado evoluir e inovar, assim como estar presente no mundo mediático. Para isso, tem estabelecido parcerias com outros órgãos de comunicação, em primeiro lugar com a Rádio Universitária do Algarve, a RUA FM, para a qual o nosso jornal assegura a rubrica diária, logo pela manhã, sobre os destaques da informação regional, nacional e internacional, bem como faz um programa de grande entrevista quinzenal, o «Impressões», entre outras colaborações.
Desde o início deste ano que o nosso jornal integra igualmente o painel de comentaristas do programa «Portugal em Direto», da RTP, com intervenções regulares de três em três semanas.
Além disso, na semana passada, o Sul Informação formalizou a parceria com o Jornal de Notícias, que cria a Rede de Notícias, uma rede de partilha de conteúdos que envolve os principais media regionais de todo o país.
Depois de termos começado por funcionar na casa de cada um dos jornalistas (a nossa primeira sede oficial foi em Lagoa), mais tarde o Sul Informação trabalhou em parceria com a RUA FM, ocupando um cantinho na redação da rádio. Finalmente, desde meados de 2016, como empresa startup que somos, a nossa redação está instalada no Centro Empresarial da Universidade do Algarve, junto do CRIA, no Campus de Gambelas, em Faro.
Neste momento, sete anos depois do lançamento do jornal que muitos consideravam ser um projeto louco (não esquecer que foi lançado em plena crise!), o Sul Informação afirma-se agora como o de órgão de maior audiência no Algarve e Baixo Alentejo. Têm sido sete anos de muito trabalho, muita luta, de «sangue, suor e lágrimas», mas também de muitas, muitas alegrias, criatividade, imaginação.
E como o Sul Informação não pode parar, em breve teremos mais projetos para lançar e para apresentar aos nossos leitores fiéis. Um deles tem a ver com o Alentejo.
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