Mértola investe quase 3 milhões de euros no novo Lar das 5 Freguesias

Novo lar vai criar 25 a 30 postos de trabalho num concelho onde eles escasseiam

Um investimento de quase 3 milhões de euros, mas de «total importância para o concelho». É assim que Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, descreve o futuro Lar das Cinco Freguesias, com capacidade para 63 pessoas, e cuja primeira pedra é lançada este sábado, 8 de Setembro, às 11h00, na localidade de São Miguel do Pinheiro.

Esta cerimónia contará com a presença de Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em declarações ao Sul Informação, Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, adiantou que a autarquia «decidiu avançar com a obra», apesar de «se ter gorado uma tentativa de parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Mértola».

O nome Cinco Freguesias para este lar deve-se ao facto de «este processo ter sido iniciado com cinco das nove freguesias do concelho», explicou o edil.

Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola

Ainda assim, o lar vai ser feito para servir «todo o concelho». «A prioridade será dada às pessoas de Mértola, mas, a longo prazo, podemos receber pessoas de outras localidades», disse Jorge Rosa.

Esta infraestrutura, que terá salas de convívio, bem como 18 quartos individuais, 21 duplos e três triplos, também vai ter a valência de apoio domiciliário.

O lar será composto por dois pisos, instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, refeitório, bem como espaços exteriores.

Quanto à empregabilidade, o projeto também «é importante», pois serão criados «entre 25 a 30 postos de trabalho, num concelho em que o emprego escasseia», considerou Jorge Rosa.

«Mértola necessitava muito disto e é um investimento importante, num concelho com pouco dinamismo económico», concluiu o autarca.

Comentários

pub