Levante na costa sul do Algarve coincide com marés vivas e pode trazer perigo

O Sueste traz também temperaturas bem agradáveis da água do mar: mesmo na zona de Sagres, hoje a água atingirá 22ºC e nos próximos dias rondará os 21ºC

O Levante que começa esta terça-feira, dia 25, e se prolonga até 28 de Setembro, na costa sul do Algarve, coincide desta vez com um período de marés vivas outonais, pelo que a Autoridade Marítima Nacional pede especiais cuidados aos banhistas e a todos os que pratiquem atividades lúdicas no mar (embarcações de recreio, motas de água, gaivotas, entre outros).

Segundo a AMN, «nos próximos dias, a costa algarvia será afetada por condições de agitação marítima provenientes de sueste, usualmente conhecidas por condições de Levante».

O pico do Levante está previsto, para a madrugada de dia 27 de Setembro, em que se preveem ventos que poderão atingir cerca de 56 km/h e ondulação com altura significativa de cerca de 2 metros junto à costa, e 2,5 metros ao largo.

A Autoridade Marítima acrescenta que deverá dar-se «especial atenção» a esta suestada, uma vez que coincide com um período de marés vivas, onde a maior preia-mar irá registar 3,7 metros, no dia 26 de Setembro, às 16h18.

O Sueste traz também temperaturas bem agradáveis da água do mar: mesmo na zona de Sagres, hoje a água atingirá 22ºC e nos próximos dias rondará os 21ºC. No resto da costa sul, a temperatura andará pelos 24ºC.

Apesar deste fenómeno do Levante ser regular na costa sul, a AMN recomenda que os banhistas e todos os que pratiquem atividades lúdicas no mar tenham em atenção as seguintes recomendações:

– Optar por praias vigiadas;

– Respeitar a sinalética das praias, nomeadamente os sinais das bandeiras, bem como os conselhos dos nadadores-salvadores e da Autoridade Marítima / Polícia Marítima;

– Evitar atividades lúdicas ou passeios no mar em condições meteo-oceanográficas menos favoráveis, nomeadamente com motas-de-água, gaivotas, stand-up-paddlle, entre outros, bem como passeios no mar e visitas a grutas, escolhendo para essas atividades dias em que as condições de mar e vento estejam mais favoráveis.

– Manter uma hidratação permanentemente evitando os períodos de maior exposição solar;

– Não hesitar em pedir socorro quando em dificuldades, seja no mar ou mesmo em terra;

– Vigiar permanentemente as crianças e a uma distância próxima;

– Nadar sempre paralelamente à praia;

– Respeitar um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de tomar banho;

– Não efetuar saltos para a água, a não ser em locais vigiados e específicos para o efeito, devendo ser evitadas as acrobacias;

– Não tomar banho e/ou nadar sob o efeito de álcool ou drogas;

– Respeitar os sinais de perigo de derrocadas das arribas;

A Autoridade Marítima Nacional termina recordando o slogan já antigo, mas ainda muito eficaz: «Há Mar e Mar, há ir e Voltar!»

Comentários

pub