Lagoa está na final das 7 Maravilhas à Mesa

Lagoa vai disputar a final no dia 16 de Setembro com mais 13 mesas, entre as quais a de Albufeira e a da Zambujeira do Mar

A mesa de Lagoa apurou-se este domingo, dia 2 de Setembro, para a final do concurso 7 Maravilhas à Mesa. A proposta algarvia foi uma das duas escolhidas para avançar para a derradeira etapa do concurso, a Grande Final, que vai decorrer na Praça da Praia dos Pescadores, em Albufeira, a 16 de Setembro.

Lagoa, que ontem acolheu a última das 7 galas pré-finalistas, vai defrontar outra mesa do Algarve na final, precisamente a de Albufeira, anfitriã do evento. Também apurada para a final foi a proposta da Zambujeira do Mar, concelho de Odemira.

A mesa que valeu a presença na final a Lagoa é baseada em pratos tradicio0nais, desde logo as sardinhas da “boa morte”, “escondidas na gaveta”, as papas de milho com amêijoas, as lulas cheias e o feijão com couve com as carnes da salgadeira. A acompanhar, é proposto vinho Marquês dos Vales, produzido no concelho.

Mesa de Lagoa

No final da gala de ontem, o presidente da Câmara de Lagoa considerou que «o objetivo está alcançado» e salientou os momentos que se viveram no largo exterior frente ao Auditório Municipal de Lagoa, onde se juntaram pessoas de vários pontos do país, «incluindo dos Açores».

«Lagoa esteve em festa, Portugal esteve em festa, a nossa cultura gastronómica foi divulgada e esse era o grande objetivo», disse Francisco Martins.

Veja o momento em que as mesas são anunciadas:

Este domingo, além da mesa lagoense, também avançou a mesa do Cordeiro de Monção. Pelo caminho ficaram as propostas de Calheta, Tarouca, Gouveia, Villa Oeiras e Aveiro.

Assim, além das duas mesas algarvias e da do Baixo Alentejo, disputam a final de dia 16 de Setembro as mesas de Terras de Chanfana, Vila Real, Bragança, Vila de Frades, Bairrada a Mondego, Lages do Pico, Alijó, Mirandela, Tomar e Chaves.

Comentários

pub