Fortaleza de Sagres vai ser agasalhada por um «colorido cachecol gigante»

O resultado de um projeto que começou em Vila do Bispo e percorreu vários países regressa a casa a partir de sexta-feira

O “Cachecol que Agasalha Portugal” vai começar a aquecer a Fortaleza de Sagres na sexta-feira, dia 28 de Setembro, às 10h00. Na inauguração desta mostra, que irá estar patente até dia 14 de Outubro, crianças vão reinventar a Rosa dos Ventos, utilizando um colorido cachecol gigante.

Esta será a primeira das várias iniciativas que a Direção Regional de Cultura do Algarve vai promover, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

O projeto pedagógico “Cachecol que Agasalha Portugal” nasceu no Jardim de Infância de Vila do Bispo e pretende reativar uma tradição que se encontra em desuso: o tricot.

Numa primeira fase, alunos deste estabelecimento de ensino lançaram um convite às famílias para «executar um cachecol que percorria a casa de todas as crianças. Simbolicamente, ligava as crianças pelo amor das suas famílias», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Rapidamente, o cachecol saiu do âmbito das famílias e chegou, naturalmente, à população local. Em convite feito a escolas e outras entidades/associações o projeto foi nomeado “O Cachecol que Agasalha Portugal” e começou a crescer de forma entusiasta com grande adesão.

A escola recebeu cachecóis de todos os distritos do Continente de Portugal e dos Açores e cruzou fronteiras na Europa (Luxemburgo, Espanha, França, Inglaterra, Mónaco, Alemanha, Bélgica e Áustria) e no Brasil, durante o ano letivo 2016/2017.

«Foi do Jardim de Infância de Vila do Bispo que partiu, voou e navegou a ideia do “Cachecol que Agasalha Portugal”, que agora regressa a casa, ao mesmo concelho que o viu nascer, agora enriquecido com novos cachecóis, com outros “saberes” provenientes de outras mãos, de familías de países de paragens distantes», enquadra a entidade que organiza a iniciativa.

Este projeto pedagógico foi desenvolvido pela educadora de infância Lina Nascimento e teve Rosalina Silva como a sua «grande encorajadora».

A sua apresentação na Fortaleza de Sagres resulta de um parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo.

Comentários

pub