Festival vai juntar o surf e o respeito pela natureza em Sagres

Festa acontece na Praia da Mareta e no Forte do Beliche

Um ritual para homenagear surfistas que se perderam nas ondas e consciencializar para questões ambientais e um festival com um mercado e muita música serão os pontos altos do evento Paddle Out For Nature, que vai decorrer no sábado e no domingo, dias 22 e 23 de Setembro, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo.

A iniciativa começa com um cerimonial “Paddle Out”, marcado para as 12h00 de dia 22, na Praia da Mareta, «onde a comunidade surfista vai assumir, no mar, o compromisso com a defesa dos Oceanos e da Natureza».

Este é, segundo a Câmara de Vila do Bispo, «um ritual muito antigo, com origem na Polinésia e Hawaii, usado nos dias de hoje por surfistas em todo o Mundo para homenagear amigos das ondas desaparecidos ou, envolver e consciencializar comunidades para questões sociais e ambientais».

Nesta cerimónia, «os surfistas e demais participantes remam com as suas pranchas ao largo e formam um círculo de união, reflexão e homenagem».

A festa continua no Forte do Beliche, onde se concentrarão as atividades do festival, a outra componente do evento.

Nos dias 22 e 23, quem se dirigir a esta fortaleza poderá contar com um conjunto alargado de iniciativas, desde logo um mercado, mas também mesas redondas e música ao vivo.

«A entrada é gratuita e oferece aos visitantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a problemática da poluição oceânica e costeira, em mesas redondas dinamizadas por cientistas da Universidade do Algarve, surfistas conhecidos e representantes de várias entidades algarvias», enquadrou a autarquia.

Em ambos os dias, haverá animação musical, ao final da tarde. No dia 22, a partir das 18h30, sobem ao palco os Raposeira Dub Collective, Daniel Kemish e Time for T.

No domingo, o evento irá encerrar com uma Sunset Party, a partir das 19h00, com o Dj Toby One.

Também a 23 de Setembro, vai decorrer uma ação de limpeza de praia, em parceria com a Straw Patroll, «para dar o exemplo e mostrar a atitude que a associação quer ver em cada surfista».

Este evento é organizado pela associação Paddle Out For Nature e conta com o apoio Câmara Municipal de Vila do  Bispo.

Comentários

pub