Faro vai dar teleassistência domiciliária aos idosos do concelho

Projeto-piloto vai abranger 20 idosos do concelho

O Projeto-Piloto de Teleassistência Domiciliária vai arrancar, no concelho de Faro, em Outubro. Este serviço, que será gratuito para os munícipes idosos do concelho, permite um contacto direto com uma central telefónica em caso de emergência.

Este projeto resulta de uma parceria entre o Município de Faro e a empresa Helpphone. O montante de investimento previsto para o ano de 2019 ronda os 6200 euros, abrangendo 30 idosos.

Até ao final deste ano, o serviço funcionará como um Projeto-piloto e irá abranger 20 idosos, «não apresentando qualquer encargo financeiro para o Município», realça a Câmara de Faro.

Com este Serviço de Teleassistência, «os munícipes idosos terão à sua disposição um colar ou uma pulseira e um dispositivo de alarme que, quando pressionado, acciona a ligação com a central de atendimento da empresa, que reconhece logo todas as informações acerca do utente e pode responder imediatamente a qualquer situação de emergência», explica a autarquia.

Segundo a Câmara, «este serviço proporciona uma segurança e tranquilidade a todos os idosos ao mesmo tempo que preserva a sua autonomia, pois sabem ter, à distância de um botão, a ajuda necessária sempre que precisarem, completando desta forma o apoio dos seus familiares e das instituições que os acompanham».

Podem beneficiar deste serviço todos os idosos, com mais de 65 anos, que se encontrem numa situação de vulnerabilidade social, ou se encontrem sozinhos em alguma parte do dia/noite por um período igual ou superior a quatro horas diárias.

Para poderem beneficiar desta resposta, os munícipes devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Faro, na Praça José Afonso nº 1, onde podem preencher o um requerimento que depois, caso a caso, será avaliado para verificar se reúne os critérios para beneficiar do Serviço de Teleassistência, suportado pelo Município.

O acesso ao requerimento também pode ser feito online no site do Município de Faro e depois enviado para o endereço de email [email protected].

Além dos munícipes idosos interessados, «todos os munícipes podem “sinalizar/referenciar” idosos que possam necessitar desta resposta», acrescenta a Câmara de Faro.

Mais informações podem ser obtidas no Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Faro ou através dos contactos 289870877 e 289870869.

Comentários

pub