«Desejo antigo» foi cumprido e Banco Alimentar tem nova carrinha a atuar no Algarve

Banco Alimentar contra a Fome apoia 16.500 pessoas no Algarve

O Banco Alimentar contra a Fome no Algarve já tem mais uma carrinha ao seu dispor para atuar desde Albufeira a Vila Real de Santo António. O novo veículo, comprado pela Câmara de Faro e pelo Instituto de Segurança Social, foi entregue na quinta-feira, 6 de Setembro, e já era um «desejo antigo». 

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Faro, que começaram a 5 de Setembro, com a chegada do Navio-Escola Sagres e tiveram o ponto alto na apresentação do projeto de reconversão do Cais Comercial, representantes do Banco Alimentar contra a Fome no Algarve, da Câmara de Faro e do Instituto de Segurança Social (ISS) juntaram-se para esta cerimónia.

A nova carrinha, com capacidade máxima de transporte de 3,5 toneladas de alimentos, é «um marco importante» na vida deste Banco Alimentar e contou com dois contributos cruciais. É que a autarquia farense e o ISS compraram, em parceria, o veículo, num custo de 44 mil euros, dividido, a meias, pelas duas entidades.

«A viatura vai atuar no Sotavento, apoiando os concelhos desde Albufeira até Vila Real de Santo António. A aquisição deste carro vem substituir uma carrinha com cerca de 20 anos que nos foi doada, já usada, há sete anos», explicou Nuno Cabrita Alves ao Sul Informação, à margem da sessão.

Com este veículo, o Banco Alimentar passa a ter três «viaturas frigoríficas que fazem todo o apoio no Algarve, já com recolhas diárias em supermercados, como o Lidl, Apolónia, Makro, Recheio e Aldi».

«Para a nossa realidade, estas chegam. Se conseguirmos que saiam todos os dias à rua, como cada vez mais está a acontecer, bastam as três carrinhas», considerou Nuno Cabrita Alves.

Ainda assim, fazendo uma análise geral à realidade do Banco Alimentar no Algarve, o responsável não hesitou em afirmar que «fazem falta voluntários». «Somos o 5º maior banco existente no país e trabalhamos com 2,5 milhões de quilos ao ano, distribuídos por toda a região», explicou.

Já em termos de instalações, a realidade é mais positiva. «Estamos perfeitamente bem e também temos conseguido sempre doadores quando é preciso». Quanto a alimentos, ainda «não são suficientes face à realidade das famílias apoiadas» que são cerca de 16.500 em toda a região.

Certo é que esta nova carrinha vem trazer melhorias, por exemplo, dando a possibilidade de «transportar alimentos congelados». «Quando começámos o projeto de ter viaturas todos os dias a andar, não tínhamos estas soluções e agora temos», disse.

Margarida Flores, diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, também esteve presente nesta cerimónia, onde referiu que esta será «uma viatura essencial» para o trabalho do Banco Alimentar contra a Fome no Algarve.

Já Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, deixou palavras de «gratidão e apreço a tudo o que tem feito o Banco Alimentar». O edil farense disse ainda que a parceria com o Instituto da Segurança Social foi «um pequeno gesto de apoio ao muito que tem feito» a equipa de Nuno Cabrita Alves.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub