Câmara de Silves está contra transferência da Direção Ferroviária de Tunes para Faro

Direção Ferroviária de Tunes poderá vir a dar lugar… a um hotel

A Câmara de Silves «discorda firmemente» da transferência da Direção Ferroviária de Tunes para Faro, decisão tomada pela Infraestruturas de Portugal (IP). 

Segundo o jornal Terra Ruiva, desde 17 de Setembro que a Direção Ferroviária está fechada, com os 25 trabalhadores a serem transferidos para Faro.

De acordo com o mesmo jornal, a IP, em resposta à Câmara de Silves, disse que as instalações «estão a ser objeto de negociação para subconcessão de uma unidade hoteleira, com investimento privado». A empresa pública considera que esse investimento «contribuirá decisivamente para incrementar a dinamização de atividades turísticas, económicas e sociais na freguesia de Tunes».

Para a Câmara de Silves, a «possibilidade da instalação de uma unidade hoteleira em Tunes, hipótese acenada pela IP, através de negócio imobiliário, se num quadro mais geral, é um investimento que é sempre bem-vindo, no caso em concreto, não compensa nem pode justificar a extinção da Direção Ferroviária de Tunes».

A autarquia vai mais longe e garante que «discorda da medida por ferir os interesses de Tunes, do concelho e do próprio conceito de desenvolvimento regional, que obriga a apostar no interior e nos pequenos centros urbanos, debelando as assimetrias intrarregionais e evitando a concentração recorrente do investimento, das empresas e dos serviços no litoral e nas maiores cidades».

«A decisão tomada pela IP, grande empresa pública, com papel estratégico no desenvolvimento económico-social do país, em nada é consentânea com o discurso oficial de reforço da coesão social e territorial», lê-se ainda.

O que se impunha, para a Câmara de Silves, «era manter, valorizar e requalificar a Direção Ferroviária de Tunes, a 3ª a Sul do país, localizada num importante local estratégico e interface, que movimenta elevado número de passageiros e desenvolve relevante atividade ferroviária, numa terra já de si com longa história e tradições no campo da ferrovia».

Quanto aos trabalhadores, segundo o Terra Ruiva apurou, a transferência não foi sujeita «a negociação prévia», sendo que oito dos funcionários terão pedido «expressamente para continuar em Tunes».

A Câmara de Silves conclui garantido que se vai bater pela «reversão da medida tomada pela IP».

Entretanto, em Tunes, já circula um abaixo assinado de protesto contra esta decisão. Para amanhã, 29 de Setembro, às 11h00, está marcada uma tribuna pública, no Largo da Estação, organizada pelo PCP.

Comentários

pub