Caloiros da Universidade do Algarve limpam matos e pintam paredes

Toy, Mundo Segundo e Sam the Kid são nomes confirmados para a festa dos novos alunos da UAlg

Limpar matos e a pintar paredes antigas de casas degradadas de Faro são atividades diferentes que os novos alunos da Universidade do Algarve (UAlg) vão fazer durante a Semana de Receção ao Caloiro, que arranca, de forma oficial, na quarta-feira, dia 19 de Setembro. 

Em declarações ao Sul Informação, Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), explicou que, este ano, a ideia foi «alargar as ações de voluntariado para não se fazer apenas as limpezas de matos, algo que já é habitual».

«Queremos, e estamos à procura, de paredes antigas degradadas para que sejam limpas e pintadas. Já há o interesse de algumas Comissões de Praxe nesta ação», explicou.

Outra das novidades passa por iniciativas de voluntariado em instituições de cariz social da cidade de Faro, uma atividade que também já tem interessados. «Estamos apenas dependentes da autorização das instituições», disse Pedro Ornelas.

Mas, além das ações de voluntariado, a Receção ao Caloiro, que dura até 27 de Setembro, terá também muita animação. Iniciativas já habituais, como a Mega Tarde do Desporto, vão apresentar algumas mudanças.

«Achámos que estava ultrapassado e vamos fazer um mega torneio de paintball entre as comissões», adiantou o presidente da AAUAlg ao nosso jornal.

Pedro Ornelas

Quanto aos concertos, mantêm-se no palco montado nas Muralhas de Faro (Casa do Arco do Repouso), na Vila Adentro, em Faro. A qualidade do cartaz, garante Pedro Ornelas, «está acima do que tem sido nos últimos anos».

Por agora estão confirmados concertos de Toy (dia 26), Homies (21) e Mundo Segundo e Sam the Kid, também no dia 21.

Este ano, o recinto da Receção ao Caloiro terá ainda um touro mecânico, que «promete animar todos». A escolha de manter a festa nas Muralhas foi tomada pela localização ser «mais perto da Baixa», mas também acaba por ser um regresso às origens.

«Já a Semana Académica foi no Largo de São Francisco. A Receção ao Caloiro nas Muralhas não perturba tanto a cidade e não incomoda quem vive perto. Também estamos perto da Baixa e as pessoas podem sair para os bares», explicou Ornelas.

Durante a Receção ao Caloiro, decorrem as já habituais praxes académicas, um tema que está, muitas vezes, associado a excessos, mas o presidente da AAUAlg não teme que haja «situações mais complicadas».

«Tivemos uma reunião com as Comissões de Praxe que foram alertadas e estão sensíveis a estas questões. Todas vão ter o máximo cuidado, até porque ninguém se quer aleijar, nem ter situações infelizes no acolhimento dos novos estudantes», concluiu, ao Sul Informação. 

Para esta segunda-feira, dia 17 de Setembro, às 8h45, no Teatro das Figuras, está marcada a sessão solene de receção aos novos alunos, que contará com a presença de Paulo Águas, reitor da UAlg.

Se quiser consultar o programa completo desta Receção ao Caloiro, clique aqui.

Comentários

pub