Cachecol, medronho e Noite Fantástica para “Partilhar Memórias” nas Jornadas do Património

Há muito para ver, ouvir e experimentar nos monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve

Um “Cachecol que abraça Portugal”, em Sagres, “Noites Fantásticas em Guadalupe”, o espetáculo “Regresso ao Branco”, em Milreu, e a exibição do filme “Medronho todos os dias”, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, são iniciativas das Jornadas Europeias do Património (JEP) que decorrem de 28 a 30 de Setembro.

O programa que a Direção Regional de Cultura do Algarve apresenta vai ao encontro do tema proposto: “Partilhar Memórias” «e espelha ainda os princípios da Convenção – Quadro de Faro, onde o património é concebido de uma forma mais abrangente, holística, integrando não apenas os elementos patrimoniais físicos ou intangíveis reconhecidos oficialmente, mas também os elementos que são valorizados e reconhecidos pelas comunidades», explica.

A programação das JEP abre com o projeto “Cachecol que abraça Portugal”, mostra a inaugurar na Fortaleza de Sagres, no dia 28 de Setembro, às 10h00.

Este é um projeto pedagógico que nasceu no Jardim de Infância de Vila do Bispo e que pretende reativar uma tradição que se encontra em desuso: o tricot.

O projeto cresceu, chegou a outras escolas, lares e famílias do país, cruzou fronteiras, voou e navegou para outros países europeus. Agora regressa a casa, ao mesmo concelho que o viu nascer, enriquecido com novos cachecóis, com outros “saberes” provenientes de outras mãos, de países de paragens distantes.

A “Rosa dos Ventos” na Fortaleza de Sagres foi o motivo de inspiração dos vários trabalhos que agora se apresentam neste monumento e uma nova “rosa dos ventos” será reinventada pelas mãos das crianças do Jardim de Infância e feita com o contributo de todos.

O projeto é da autoria de Lina Nascimento – Jardim de Infância de Vila do Bispo/Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e conta com a colaboração da Câmara de Vila do Bispo.

“Noites Fantásticas em Guadalupe”, um projeto da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, terá lugar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), no dia 29 de Setembro, das 20h30 às 22h30.

Este é um espetáculo de Spoken Word, com Napoleão Mira, música e performance de Sickonce (Rafael Correia) e Ed Hoster (Edgar Valente), onde o público será convidado a refletir sobre a importância da existência do nosso património.

O projeto conta com a participação especial do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.

Explorando o espaço das Ruínas Romanas de Milreu, no dia 29 de Setembro, às 19h00, acompanhando o pôr do sol, será apresentada a produção “Regresso ao Branco”.

Percorrendo um percurso temático, seguido por uma instalação sonora, o público terá oportunidade de explorar o Monumento de uma forma diferente, enquanto as personagens, um coral feminino e crianças irão tecendo entre si os fios de uma filigrana que as confrontará com o espelho do tempo, com o espírito do lugar.

“Regresso ao Branco” é uma coprodução entre a Associação Música XXI, o Teatro DoisMaisUm, o Coral “Outras Vozes” e o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa. Tem a autoria de Ana Oliveira e a encenação de António Gambóias.

Quanto ao filme “Medronho Todos os Dias – Unedo Omnes Dies”, de Sílvia Coelho e Paulo Raposo, irá encerrar a Mostra de Cinema documental “Um Mar de Filmes!” nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, no dia 29 de Setembro, às 21h00.

Este filme acompanha o saber singular do processo de produção da aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique, através da voz (e do corpo) dos destiladores que prolongam esta arte artesanal. O seu isolamento na serra e o seu paciente labor revelam uma noção particular do tempo e esforço inseparáveis do enraizamento ancestral deste conhecimento empírico.

Conta com a participação especial do Grupo Coral da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” e inclui prova de Medronho. “Um Mar de Filmes!” é um projeto do Rizoma Lab – Associação Cultural

No dia 30 de Setembro a entrada nos Monumentos será gratuita.

Para ver a programação completa das Jornadas Europeias do Património em todo o Algarve, clique aqui. 

Comentários

pub