Caça está proibida nas zonas afetadas pelo incêndio de Monchique

Proibição começa amanhã a estende-se até ao final da época venatória 2018/19

{P

A partir de amanhã, dia 21 de Setembro, é proibido caçar nas zonas que foram afetadas pelo grande incêndio que atingiu os concelhos de Monchique, Odemira, Portimão e Silves, no início de Agosto. Esta imposição estará em vigor até final da época venatória 2018/19, mas deixa de fora o javali.

O Governo publicou hoje, quinta-feira, uma portaria onde decreta a proibição, com o objetivo de «restabelecer as populações de espécies cinegéticas que foram afetadas significativamente pelo incêndio naquelas áreas rurais».

Além do perímetro ardido em si, o impedimento de caçar estende-se a «uma faixa de proteção de 250 metros envolvente daquela linha perimetral».

«A caça ao javali pelo processo de espera foi deixada de fora desta medida uma vez que se trata de uma população com um número elevado de efetivos, à qual devem ser aplicadas medidas de gestão que adaptem o número de indivíduos aos recursos existentes», segundo o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

A portaria determina ainda que as entidades concessionárias de zonas de caça associativa e turística, cujos terrenos se encontrem abrangidos por esta proibição, fiquem isentas, durante o ano de 2019, do pagamento da taxa anual de manutenção da concessão. «Pretende-se, desta forma, minimizar o impacto do incêndio e da proibição de caça na gestão daquelas entidades», explicou o Governo.

Comentários

pub