BE quer medidas de exceção para vítimas do incêndio de Monchique

Projeto lei dos bloquistas já deu entrada na Assembleia da República

Foto: Gonçalo Dourado | Sul Informação

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as vítimas do incêndio de Monchique tenham medidas de apoio idênticas àquelas que foram atribuídas aos lesados pelos fogos do ano passado de Junho e Outubro, na zona Centro. 

Por isso já deu entrada, na Assembleia da República, um projeto de lei, de todos os deputados do Bloco.

Para os parlamentares bloquistas, é «premente que se reconheça a excecionalidade dos incêndios ocorridos» no passado mês de Agosto na serra da algarvia, tanto pela dimensão da área ardida, como pelo número de feridos atingidos, «e ainda pelos malefícios que atingiram as vítimas, importando agora apoiar com urgência todos e recuperar habitações, equipamentos e outros apoios».

«É necessário providenciar a reposição das potencialidades produtivas, devendo prevalecer critérios de apoio idênticos aqueles que foram estabelecidos para os incêndios de Junho e Outubro de 2017», rematam os deputados do Bloco, no projeto lei entregue na Assembleia da República.

No mês de Agosto deflagrou um violento incêndio na serra de Monchique, que acabou por alastrar aos concelhos vizinhos de Silves, Portimão e Odemira, com uma área ardida de cerca de 27 mil hectares, várias dezenas de feridos e prejuízos avultados, naquele que foi o maior incêndio do ano.

Comentários

pub