Balsa, Osia e Tríade são os novos produtos do TASA a ser lançados no “The Pitch Market” em Lisboa

Balsa, Osia e Tríade são os novos produtos do Projecto TASA lançados agora no mercado, que vão ser apresentados no […]

Balsa, Osia e Tríade são os novos produtos do Projecto TASA lançados agora no mercado, que vão ser apresentados no “The Pitch Market”, em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, de 20 a 23 de Setembro.

Resultantes da iniciativa “Artesãos do Século XXI”, promovida pelo Projecto TASA «com o intuito de agir pela sustentabilidade das técnicas de entrelaçados com fibras vegetais, ancestralmente ligadas ao património do Algarve e em risco de extinção nesta região», os novos produtos vão passar a estar disponíveis também na loja online do TASA.

Estes novos produtos de design surgem no âmbito de uma intervenção que envolveu seis aprendizes, seis mestres artesãos dos entrelaçados, artesãos de outros ofícios e ainda um prémio de inovação nos entrelaçados.

Os entrelaçados executados com as técnicas da empreita, malha e tabua são os protagonistas da nova criação e surgem das mãos das artesãs, entretanto integradas na equipa do Projecto TASA.

BALSA

A Balsa é inspirada na mala que servia para os camponeses levarem a merenda para a jornada de trabalho na agricultura e pastorícia. Introduz o cabedal, que se entrança com a palma, através de cortes com ângulos ajustados para a execução da empreita.

 

OSIA

O cadeirão de tabua Osia recupera a tradição algarvia de tecer os assentos de estruturas simples de madeira recolhida no campo, para executar peças de mobiliário elementar para a casa.
É uma homenagem aos cesteiros de uma aldeia isolada e envelhecida na serra do Algarve que diziam sentir “osia” (companhia) com a presença dos aprendizes do curso “Artesãos do Século XXI”.

 

TRÍADE

O Tríade Set, do estudante de design Miguel Amaral, foi o vencedor do Prémio TASA Inovação nos entrelaçados.
Trata-se de um conjunto de três taças de cerâmica para transportar num prático tabuleiro, útil para servir entradas, especiarias, frutos secos ou mesmo para arrumar pequenos objetos.

 

TASA mantém atuais as técnicas ancestrais

O Projecto TASA acredita que a forma de manter estes ofícios ativos passa pela criação de soluções atuais ao nível dos objetos, pela capacitação de uma nova geração de artesãos que faça desta atividade uma profissão, por consciencializar para o valor cultural, ambiental e social da atividade.

Além dos produtos, a marca Projecto TASA surge com uma nova embalagem, rotulagem e comunicação, na forma de manifesto pela defesa do valores da sustentabilidade convidando o consumidor a tornar-se num parceiro da missão de valorizar e salvaguardar as artes tradicionais.

Comentários

pub