Alunos de Faro e Loulé convidados a gravar curta-metragem para novo concurso

Nova iniciativa promovida pela equipa do Shortcutz Faro

Gravar uma curta-metragem e, com isso, ganhar prémios. O Shortcutz Week, um concurso direcionado para alunos das escolas secundárias dos concelhos de Loulé e Faro, tem inscrições abertas até 29 de Setembro. 

Este novo concurso surge como uma iniciativa da equipa do festival de cinema Shortcutz Faro.

«Há uma enorme falta de comunicação entre quem vê e quem faz o cinema português», diz Diogo Simão, produtor do Shortcutz Faro e criador do projeto.

«Sem orçamento, sem apoios financeiros e muito boa vontade dos nossos parceiros, temos tentado colmatar esta falha de comunicação com as nossas sessões mensais nos últimos quatros anos, onde, realizadores de todo o país, convergem para partilhar o seu trabalho e ideias com o público. O Shortcutz Week é o próximo passo nesta estratégia: colocar o baralho em cima da mesa e deixar os jovens aprenderem a jogar. Daqui a uns anos vão ser eles os protagonistas deste debate», diz ainda.

O concurso, que se inicia a 3 de Outubro e termina no dia 10, desafia os jovens a criar e apresentar uma curta-metragem nesse período de tempo.

Os trabalhos serão contemplados com prémios em várias categorias e avaliados por um júri independente ligado à cultura algarvia, no qual constam nomes como Anna Eremin (atriz), Bernardo Lopes (realizador), André Canário (ator), Isa Mestre (escritora e professora) e Ana Narciso (ligada à comunicação e eventos nas lojas FNAC do Algarve).

«Temos outra vertente que creio ser única no país», desvenda Simão.

«Criámos uma bolsa de músicos e bandas algarvias que disponibilizaram alguns dos seus temas para serem usados gratuitamente nas curtas-metragens a concurso. Além disso, alguns grupos de teatro locais irão trabalhar com os jovens, servindo, idealmente, para lançar a carreira de alguns atores. Desta forma o concurso serve não só para instigar a criação, mas também para a divulgação de talentos locais e a sua formação».

O realizador revelou ainda que as produtoras algarvias New Light Pictures, Onírico Filmes e Productions Flow, assim como a ETIC_Algarve, irão apadrinhar as primeiras equipas a inscrever-se.

«É fantástica a maneira como as produtoras, as empresas, as câmaras municipais, o próprio IPDJ e restantes entidades que contactámos apoiaram esta iniciativa com apadrinhamentos, publicidade e prémios! Tudo porque acreditam que este concurso fará a diferença na vida dos participantes e no futuro da região. Agora só falta que os próprios jovens acreditem».

As inscrições, que encerram dia 29 de Setembro, terão um valor simbólico que servirá para custear a produção e ajudar uma associação de caridade.

Está prevista uma cerimónia de abertura e uma de entrega de prémios, em datas e locais a revelar.

Todas as novidades, informações e links para a inscrição podem ser encontradas aqui. 

Comentários

pub