Albufeira e Lagoa sabem hoje se são uma das 7 Maravilhas à Mesa de Portugal

A Gala final terá lugar na Praça dos Pescadores, em Albufeira, e contará com Salvador Sobral como convidado musical

As mesas de Albufeira e Olhos de Água e de Lagoa vão lutar este domingo pelo reconhecimento como uma das 7 Maravilhas à Mesa. A Gala Final deste concurso, que é promovido pela RTP, será transmitida a partir da Praça dos Pescadores, em Albufeira, hoje, às 21h00, e terá Salvador Sobral como convidado musical.

Ao todo, há 14 finalistas. Além das duas mesas algarvias, chegaram à última etapa do concurso as propostas gastronómicas de Alijó, Bairrada ao Mondego, Bragança, Chaves, Lajes do Pico, Mirandela, Monção, Terras de Chanfana, Tomar, Vila de Frades, Vila Real e Odemira/Zambujeira do Mar.

A mesa de Albufeira sugere dois pratos com muito sabor a mar: os ouriços, como petisco, e a Cataplana de Peixe, como prato principal. A laranja, enquanto produto endógeno, e os vinhos Rosé Vida Nova 2017 e Onda Nova Branco 2014 completam a mesa.

Já a mesa que valeu a presença na final a Lagoa é baseada em pratos tradicionais, desde logo as sardinhas da “boa morte”, “escondidas na gaveta”, as papas de milho com amêijoas, as lulas cheias e o feijão com couve com as carnes da salgadeira. A acompanhar, é proposto vinho Marquês dos Vales, produzido no concelho.

Mesa de Lagoa

Entretanto, a festa já começou em Albufeira cidade anfitriã da gala, com a cataplana, o prato principal da mesa albufeirense, a assumir um lugar de destaque.

No sábado, foi promovido um programa de acolhimento aos promotores do evento, jornalistas e participantes na “Gala de Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa”, que incluiu um passeio de barco pela costa, um almoço de degustação da Mesa de Albufeira e Olhos de Água, na unidade de Agroturismo Quinta do Mel, e uma ida ao “Classic Weekend Marina de Albufeira” para provar a maior cataplana do mundo.

A cataplana em causa tem mais de três metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura, mais de 500 quilos de cobre trabalhado artesanalmente, para acolher mais de uma tonelada de comida. Ontem, sábado, foi confecionado neste utensílio gigante um prato que levou Albufeira a entrar no Guiness.

Ao longo do dia de hoje, domingo, a RTP vai transmitir em direto o programa “Especial Maravilhas”, durante todo o dia, a partir da Praia de Olhos de Água. À noite, às 21h00, será então transmitida a gala, em direto na RTP, como sempre tendo como anfitriões José Carlos Malato e Catarina Furtado.

Ao longo do dia, o público ainda pode votar na sua mesa preferida. O custo da chamada é de €0,60 + IVA. E cada pessoa pode votar as vezes que quiser.

 

VOTE AGORA!

Mesa de Albufeira/Olhos d’Água
LIGUE: 760 10 70 22

Mesa de Lagoa
LIGUE: 760 10 70 46

Mesa da Zambujeira do Mar/Odemira
LIGUE: 760 10 70 35

Clique aqui para conhecer todas as mesas finalistas

 

Comentários

pub