A arte vai andar por Albufeira no mês de Setembro

Em Setembro, inauguram duas novas exposições, que se juntam à mostra de fotografia de Artur Pastor e à de arte dos artistas de Albufeira

A arte vai andar por Albufeira, ao longo do mês de Setembro. Novas exposições, mas também mostras que já estavam patentes e continuam a poder ser visitadas pelo público, vão espalhar-se por diversos espaços culturais do concelho.

Na galeria de arte Pintor Samora Barros, está patente desde dia 1 de Setembro a exposição “asíuL – abre os olhos”, de Luísa Soares, «uma mostra que convida a descobrir as obras através do toque», segundo a Câmara de Albufeira.

Segundo a artista, residente em Albufeira, as obras que podem ser vistas nesta mostra surgiram de acordo com o seu estado de espírito. «Dia após dia inspirei-me em mim e nos outros, as minhas preocupações, medos ou interesses e transpu-los para as telas. Assim, existe uma grande diversidade de temas, como por exemplo, natureza, espiritualidade, humanidade. Por esta razão achei interessante a presença de um crucigrama de forma a interligar todos os temas e sobretudo criar uma interação entre as pessoas e a exposição», explicou Luísa Soares.

No decorrer do processo artístico «surgiu a ideia de integrar, ao estético das obras que a compõem, um toque de humanidade, solidariedade e integração de uma minoria muitas vezes esquecida», neste caso a dos invisuais, que, desta forma, podem descobrir as obras «através do toque, para que sintam as formas, as texturas e tudo o que o quadro representa, sem qualquer entrave à criatividade e imaginação».

A exposição de Luísa Sobral pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

A partir do dia 28 de Setembro e até 20 de Outubro, será a vez de João Cláudio da Silva, de Olhão, mostrar a sua obra na Galeria Municipal de Albufeira João Bailote, junto aos Paços do Concelho.

O artista algarvio estudou na Escola Superior de Artes Plásticas Aplicadas de Poitiers (França), cidade onde abriu o seu primeiro atelier.

«Designer gráfico, pintor, aguarelista e escultor, ensina também artes plásticas em vários centros culturais e escolas. As suas obras estão expostas em França, Portugal e Itália, tendo sido convidado a apresentar o seu trabalho no espaço “St – Bernadin”, no Cannet, “les Bains douches”, em Antibes, no Consulado Geral em Paris e também na Universidade “La Sapienza”, em Roma. Algumas das suas obras foram adquiridas por colecionadores em França, Alemanha, China, Portugal, entre outros países», descreveu a Câmara de Albufeira.

Regressado a Portugal, João Cláudio da Silva continua a desenvolver a sua arte, alguma da qual pode ser apreciada na galeria João Bailote, de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Até ao dia 22 de Setembro, a Galeria Municipal de Albufeira está a acolher a exposição constituída pelos trabalhos selecionados no âmbito do concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas – 2018”.

Outra proposta da Câmara de Albufeira é a mostra “Albufeira por Artur Pastor”, considerado um dos grandes fotógrafos portugueses do século XX, que pode ser admirada até ao próximo dia 16 de Dezembro.

«Vinte anos após ter realizado a sua última exposição em Albufeira, a autarquia pretende mostrar parte do seu percurso e prestar-lhe uma homenagem pelo legado que deixou ao concelho.

A mostra é constituída por dois núcleos expositivos “Locais com História”, patente ao público no Arquivo Histórico, de segunda a sexta-feira (9h00-12h30| 13h30 -17h00) e “O Mar e as suas Gentes”, em exibição no Museu Municipal de Arqueologia, terça-feira, sábado, domingo e feriados (9h30-12h30|13h30-17h30) e quarta, quinta e sexta-feira (14h00-22h00)», enquadrou a autarquia albufeirense.

Comentários

pub