Temperatura sobe, mas para valores normais de Verão

Valores serão bem inferiores aos registados no início deste mês de Agosto

A partir de sábado, dia 18, haverá uma « subida generalizada das temperaturas», mas esta situação é «característica do período de Verão», anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo este organismo, o anticiclone dos Açores está agora no sítio certo, ou seja, «localizado sobre este arquipélago», e «estende-se em crista até ao golfo da Biscaia e, em combinação com a depressão térmica, dá origem a uma corrente de leste, com o transporte de uma massa de ar quente e seco, com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos».

Deste modo, no sábado, dia 18, a temperatura máxima do ar irá registar uma «subida acentuada, em especial no litoral».

A temperatura mínima irá registar também uma subida, «em particular na noite de sábado para domingo».

O IPMA acrescenta que, no fim-de-semana, dias 18 e 19, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 28 e 35°C nas regiões do litoral, entre 29 e 34°C nas regiões do interior Norte e entre 35 e 39°C nas regiões do interior do Centro e Sul.

Os valores da temperatura máxima poderão mesmo atingir 40°C em alguns locais do Alentejo e vale do Tejo.

Quanto aos valores da temperatura mínima, deverão variar entre 17 e 22°C a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo expectáveis valores entre 21 e 25°C a sul deste sistema.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas, podendo ainda fazer-se sentir o efeito da brisa no dia 18, mas com fraca intensidade.

De acordo com a meteorologia, «esta situação de tempo quente e seco deverá manter-se pelo menos até dia 21 de Agosto, com valores de temperatura típicos destas situações, mas claramente inferiores aos registados na onda de calor do início do mês».

Comentários

pub