“Sereias Enlatadas” dançam para lembrar conserveiras no Museu de Portimão

Museu de Portimão tem horário noturno durante o Verão

O espetáculo de dança “Canned Mermaid” (Sereia Enlatada), produzido pela Dancenema, anima algumas noites dos fins de semanas de Agosto, no Museu de Portimão. A performance evoca o passado das mulheres que trabalharam no espaço onde hoje funciona o museu, outrora uma fábrica de conservas de peixe.

“Canned Mermaid” será apresentado nos dias 10, 24, e 31 de Agosto (sextas-feiras), às 21h30, e no dia 19 (domingo) às 17h30.

Esta performance, que teve a sua estreia nas comemorações do 10º aniversário do Museu de Portimão, é da autoria de Gonçalo Lobato e tem a direção artística de Nilsen Jorge.

O espetáculo inicia-se no exterior do Museu, no transportador de peixe, e «será um convite para entrar no espaço cultural, outrora uma fábrica de conservas, onde a performance terá como espaço cénico a Sala de Descabeço», adianta a Câmara de Portimão.

A performance, que conta com Thora Jorge e Ana Alberto como intérpretes criadoras, e com Beatriz Bernardo, Cristina Cláudio, Filipa Borges, Leonor Faria e Vânia Lourenço como intérpretes, «reflete sobre a temática das mulheres operárias numa fábrica de peixe, condicionadas às leis sociais e laborais ditadas pelo regime de Salazar», explica a autarquia.

Numa fábrica, «o ritmo do quotidiano é fixo! Tudo é mecanizado! Automatizado, não pensado! Exceto o salário e as horas de trabalho; estes variam muito, e certos, nunca são… Mas há outro ritmo a fervilhar na alma destas mulheres; nem tudo se fixa a um padrão; enquanto trabalham, suas almas vagueiam em liberdade, e as leis da alma são as que cada um define…».

O museu, que assinalou, em Maio, 10 anos de vida, volta a ter horário de Verão, passando a funcionar à noite.

Este novo horário pretende «incentivar a visita dos turistas» até mais tarde, passando desta forma a funcionar à terça-feira, das 19h30 às 23h00, de quarta-feira a domingo, das 15h00 às 23h00. Aos sábados, entre as 15h00 e as 19h00, o museu tem entrada gratuita.

Até ao final do mês de Agosto, além da exposição de referência “Portimão, Território e Identidade”, os visitantes podem também conhecer as duas exposições temporárias intituladas “Brinquedos de lata” e ““Gentes da terra e do mar”.

Comentários

pub