São Brás melhora eficiência energética nas escolas do concelho

Obras em duas escolas têm financiamento do CRESC Algarve 2020

A substituição das atuais lâmpadas por LED, bem como a instalação de um sistema solar fotovoltaico são duas das intervenções que a Câmara de São Brás de Alportel fará nas escolas básicas do 1º ciclo com vista a melhorar a eficiência energética. 

O Município explica que obteve «aprovação das candidaturas apresentadas ao programa de apoio comunitário CRESC Algarve 2020 – Medida de Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, para melhorar a eficiência energética das escolas básicas de primeiro ciclo – EB1 n.º 1 EB1 n.º2».

As intervenções previstas, num orçamento global de cerca de 203 mil euros, acrescidos de IVA, incluem a substituição das atuais lâmpadas por lâmpadas LED, a instalação de unidades de climatização de elevada eficiência, a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e intervenções nas coberturas dos edifícios, nomeadamente através do reforço de isolamento térmico nas coberturas e da substituição das coberturas em fibrocimento por outros materiais.

Na Escola EB1 n.º1, a intervenção prevista custa cerca de 97 mil euros, acrescidos de IVA, enquanto para a Escola EB1 n.º2 as intervenções têm um orçamento de cerca de 106 mil euros, acrescidos de IVA.

Estas intervenções integradas no Plano Municipal de Eficiência Energética «vão ao encontro das políticas municipais na área da educação, que visam a melhoria contínua do Parque Escolar do concelho e das condições de ensino, para uma escola de excelência», diz a Câmara de São Brás.

O processo de preparação destas candidaturas teve início em Dezembro de 2016, contudo foi necessária uma reformulação que levou à sua submissão final em Fevereiro deste ano, tendo obtido aprovação, o que muito satisfaz o município.

«Sendo a educação e a segurança das nossas crianças e da comunidade, bem como a eficiência energética e defesa do ambiente prioridades centrais para o município, a aprovação destas candidaturas é da maior importância, pois permite executar estas obras com financiamento comunitário», sublinha Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás.

Comentários

pub