São Brás de Alportel lança projeto para poupar água na serra

Projeto-piloto de monitorização e controlo de consumos pretende tornar a distribuição de água na zona serrana do concelho mais eficiente e justa

A Câmara de São Brás de Alportel lançou um projeto-piloto de controlo e monitorização de consumos na zona serrana do concelho, nomeadamente nos locais onde ainda não chega o sistema multimunicipal de abastecimento de água, tendo em vista a poupança deste bem essencial e a sua justa distribuição pela população.

Para já, o projeto vai incidir sobre a área mais a norte do concelho, «que engloba os sítios de Cerro da Ursa, Monte Capitães, Lages e Cabanas, Fronteira e Alfarrobeira, com aproximadamente 20 edificações, onde vão ser colocados equipamentos de controlo e monitorização dos consumos de água».
Mais tarde, a monitorização será alargada «a toda a área serrana».

Com esta medida, a Câmara quer tornar o sistema, que ela própria gere, o mais eficiente possível, para evitar perdas numa zona «fortemente fustigada pela escassez de água motivada pelas secas cada vez mais intensas dos últimos anos», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

A autarquia são-brasense considera «fundamental controlar metrologicamente os consumos efetuados em cada edificação para gerir a água disponível e detetar eventuais falhas no abastecimento à população, razão pela qual o município procedeu à aquisição de contadores, investimento que pretende assegurar o direito de acesso à distribuição de água a todos os cidadãos de uma forma equitativa e equilibrada».

A Câmara admite, no futuro, «criar alguns procedimentos» para garantir a poupança de água e a justa distribuição deste bem essencial.

Comentários

pub