São Brás contribuiu com 7 propostas para o OP Jovem Portugal

Jovens de todo o país apresentaram projetos que podem ir até aos 100 mil euros

Os jovens de São Brás de Alportel contribuíram com sete propostas para ao Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, na sequência de uma sessão realizada no dia 16 de Julho, no Espaço Jovem deste concelho.

“Escola Viva”, “Cinema ao Ar Livre no Algarve”, “Estúdio Musical Comunitário”, “Degustação Gastronómica do Algarve Jovem”, “Fonte Férrea Alive”, “Lan Party Algarve” e “Serra Viva” são os temas das propostas apresentadas.

O Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018 dirige-se aos cidadãos entre os 14 e os 30 anos, que são convidados a apresentar e a votar projetos que serão realizados com investimento público, no ano a seguir.

Podem ser dados contributos nas áreas do desporto inclusivo, do diálogo intergeracional, da inovação cultural e da sustentabilidade ambiental, até ao montante máximo de 100 mil euros, sempre com o objetivo de beneficiar mais do que um município em todo o território nacional.

Em 2017, foram apresentadas mais de 400 propostas, que foram votadas por mais de 1000 jovens.

No caso de São Brás, a população mais nova do concelho foi desafiada a participar numa sessão dirigida por técnicos da delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde esteve presente Custódio Moreno, diretor da delegação regional deste instituto, e o executivo camarário são-brasense.

A participação cívica não é uma novidade, para os jovens de São Brás de Alportel, um concelho que, como frisou o presidente da Câmara Vítor Guerreiro, «uma já longa experiência no processo do Orçamento Participativo do município e também nas escolas do concelho já é elaborado um processo semelhante, que incentiva os alunos a darem o seu contributo para a comunidade escolar».

Comentários

pub