PS de VRSA exige «esclarecimentos e respostas» da Câmara sobre a recolha de lixo no concelho

Em causa está «a deficiente limpeza» das ruas do concelho, a cargo de uma empresa privada

O PS de Vila Real de Santo António exige «esclarecimentos e respostas» da maioria PSD na Câmara sobre o contrato que mantém com a empresa Ecoambiente para a recolha de lixo no concelho.

Os socialistas abstiveram-se na votação de uma proposta da CDU, apresentada na Reunião de Câmara de 31 de Julho, que pedia que se desse início ao processo de rescisão contratual com a Ecoambiente, devido «ao estado de degradação em que se encontra a limpeza das ruas e contentores, como tem sido amplamente testemunhado pelos cidadãos».

Ainda assim, na mesma sessão, o PS pediu para ter acesso a «um conjunto de informações indispensáveis a uma tomada consciente de posição», pretensão negada pela maioria social-democrata.

Na proposta socialista que foi chumbada – à semelhança do que aconteceu com a da CDU – era pedido que a Câmara revelasse, entre outras, se «a Ecoambiente está a cumprir os compromissos assumidos com o Município», quais os custos que o serviço acarreta, quais os equipamentos e pessoal que a empresa tem afetos a este serviço e se há «parecer jurídico sobre a existência de justa causa para rescisão do contrato e informação dos custos associados a uma rescisão unilateral».

Na sequência do chumbo da sua proposta, o PS/VRSA põe em causa as motivações do PSD para não a aprovar, questionando se «os munícipes não terão direito a saber a verdade».

«Que interesses está o PSD a proteger? O que pretende o PSD esconder quando não aceita que nada do que se passou e passa no concelho possa ser objeto de análise e debate?», reforçam os socialistas.

Apesar da sua abstenção na votação da proposta da CDU, também o PS questiona a qualidade do serviço que está a ser prestado pela Ecoambiente, falando em «inúmeras evidências de desorganização e deficiente limpeza, ou melhor da falta de limpeza».

Acusa mesmo o executivo camarário e o PSD de estarem «mais preocupados com a sua imagem e em encobrir responsabilidades da sua gestão, ou de empresas ligadas ao município, do que com a saúde dos seus concidadãos».

Tudo isto, dizem, é «sinal de pouca exigência, de despreocupação ou, pior, de incompetência».

Da parte da Câmara de VRSA, na sequência de um contacto do Sul Informação, chega a garantia de que, «sempre que necessário, a autarquia fará a avaliação do serviço em causa, pugnando por um município limpo e ambientalmente sustentável».

Sem nunca se referir às exigências feitas pelo PS, a Câmara adianta que a recolha de resíduos, neste período de Verão, está «a ser feita duas vezes por dia».

«Por se tratar de uma época de maior afluência ao concelho, em que a população aumenta quatro vezes, poderão registar-se alguns constrangimentos pontuais, questões que estão ser devidamente avaliadas e já foram comunicadas à empresa para serem corrigidas», acrescentou a autarquia.

 

Atualizada às 15h45 com a posição da Câmara de VRSA sobre a recolha de lixo no concelho

Comentários

pub