Praia da Rocha é a mais partilhada no Instagram

Top 10 conta com sete praias do Algarve

A Praia da Rocha é a «rainha absoluta do Instagram em Portugal», segundo o portal Holidu, que destaca as suas «rochas que parecem esculpidas por artistas» e que levaram turistas de vários países a partilhar a praia mais de 62 mil vezes na rede social.

As 10 praias portuguesas mais populares no Instagram estão localizadas sobretudo no Algarve, sendo que, do top-10, sete se encontram na região. Além da Praia da Rocha, a lista inclui a Ponta da Piedade (2º lugar), a Praia da Luz (3º), a Praia da Marinha (4º), Praia do Camilo (7º), Praia da Falésia (9º), Praia D. Ana (10º).

O Top 10 das Praias em Portugal e no mundo que estão a ser este verão mais partilhadas no Instagram foi elaborado pela Holidu, motor de buscas global para alojamentos de férias, com sede em Munique.

Os rankings foram feitos com base no número de “hashtags” utilizados no Instagram para o nome de uma praia e a partir de dados recolhidos entre julho e agosto de 2018 (www.holidu.pt).

Segundo a Holidu, o Instagram já se tornou «tão popular que define hábitos de consumo e atualmente muitas pessoas, principalmente “millennials”, escolhem o
destino de viagem com base no quão “instagramável” o lugar é».

A organização sublinha o papel crescente do smartphone para registar momentos de férias e depois postar nas redes sociais, sobretudo no Instagram, quando antigamente essas fotos costumavam acabar no álbum de família.

«A instagramabilidade de um lugar tornou-se um dos critérios mais importantes para as gerações Y e Z ao escolher um destino de viagem», salienta Fernando Esteves, porta-voz da Holidu.

«Ao reservar uma viagem online é comum verificar fotos não apenas do destino de férias em si, mas de acomodações, bares e cafés que são
partilhados aos milhares todos os dias no Instagram. A rede social é tão influente que já deu a algumas regiões um enorme impulso graças às fotos que são partilhadas», acrescenta.

 

O Ranking Português

1. Praia da Rocha, Portimão – 62.084 Hashtags
Praia da Rocha, com suas areias douradas e rochas que parecem esculpidas por artistas é uma das mais famosas do Algarve, senão mesmo de todo o país. Todos os anos, durante o Verão, a praia enche-se de turistas de todo o mundo que já imortalizaram a praia mais 62 mil vezes na rede social, dando à Praia da Rocha o título de rainha absoluta do Instagram em Portugal.

2. Ponta da Piedade, Lagos – 23.561 Hashtags
Composta por várias formações rochosas do tipo falésia de mais 20 metros de altura em meio ao atlântico, a Ponta da Piedade é mesmo uma paisagem digna de cartão postal e por isso não surpreende que esteja em segundo lugar no ranking com mais de 23 mil hashtags.

3. Praia da Luz, Lagos – 21.289 Hashtags
A Praia da Luz completa o pódio das praias portuguesas mais populares no Instagram com mais de 21 mil hashtags, essa praia de areias macias fica na encantadora vila de Luz e muito popular entre turistas portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e alemães.

4. Praia da Marinha, Lagoa – 21.289 Hashtags
A combinação de penhascos íngremes e águas que variam do verde esmeralda ao azul intenso já deram à icónica Praia da Marinha o titulo de uma das praias mais
bonitas do mundo e a quarta praia portuguesa mais amada no Instagram.

5. Fonte da Telha, Almada/Sesimbra – 19.442 Hashtags
A extensa faixa de areia fina e suave e a ótima localização próxima a Lisboa, fazem de Fonte da Telha um destino perfeito não só para longas férias mais também para escapadas de fim de semana.

6. Portinho da Arrábida, Setúbal – 16.274 Hashtags
O Portinho da Arrábida encontra-se no coração de um parque nacional e por isso a praia ainda conserva ares selvagens e paradisíacos que a tornam perfeita para as mais de 16 mil fotos já compartilhadas com a sua hashtag.

7. Praia do Camilo, Lagos – 15.107 Hashtags
Com uma localização privilegiada a poucos quilómetros do centro de Lagos, essa belíssima praia atrai uma grande quantidade de turistas principalmente nos meses de Julho e Agosto.

8. Praia do Guincho, Cascais – 13.789 Hashtags
A Praia do Guincho combina ondas perfeitas para a pratica do surf com paisagens que a tornam uma das melhores praias da região de Lisboa.

9. Praia da Falésia, Albufeira – 10.575 Hashtags
O nono lugar do ranking fica com a Praia da Falésia que deve seu nome as belas falésias de cores que variam do vermelho intenso ao dourado.

10. Praia Dona Ana, Lagos – 10.575 Hashtags
Não é raro encontrar um cartão postal do Algarve que figure uma foto dessa linda praia e não é de admirar que esteja definitivamente no top 10 das praias mais fotografadas de Portugal.

Comentários

pub