Obras para a construção de passeio pedonal entre Figueira e Mexilhoeira Grande vão arrancar

Obras obrigam a desvio do trânsito pela EN125

As obras de construção de um passeio pedonal entre Figueira e Mexilhoeira Grande vão começar, anunciou hoje a Câmara de Portimão. No total, serão investidos mais de 280 mil euros.

Segundo a autarquia, o prazo de execução da empreitada é de 90 dias, «pelo que se espera que a mesma esteja concluída até final do ano».

A zona que vai receber obras desenvolve-se entre o entroncamento da Estrada Fonte, com a Rua Principal da Figueira e o cruzamento com a Rua de São Pedro no lado da Mexilhoeira Grande, numa extensão aproximadamente de 730 metros.

A Câmara de Portimão realça que «as construções existentes condicionam muito o desenvolvimento da obra, e implicam que se tenha de recorrer à interdição da circulação automóvel, com exceção aos residentes na zona». Isto significa que a ligação automóvel entre a Figueira e a Mexilhoreira (e vice versa), durante os trabalhos, deve ser feita pela N125.

O novo passeio pedonal terá 1,6m de largura e será construída uma parte a norte da estrada e uma outra a sul. Será ainda construída uma passadeira «para permitir que o percurso pedonal possa sempre ser feito pelo passeio».

O pontão que atravessa a ribeira do Farelo também será alargado e «foram definidas três bolsas para permitir a paragem dos autocarros da carreira, fora da faixa de rodagem, contrariamente ao que acontece hoje», acrescenta a Câmara de Portimão.

Será ainda construída uma conduta de recolha de águas pluviais, «como consequência dos trabalhos de criação do passeio, e porque o arruamento e as suas zonas marginais que vão ser ocupadas com o novo passeio, que funcionam hoje como linha de água».

Esta conduta começa no cruzamento da Estrada Fonte, com a rua de São Pedro, e que terá que ligar à Ribeira do Farelo, sendo a drenagem conseguida pela implantação de sumidouros junto do lancil que define o passeio, e de caixa de recolha das águas, na valeta a reconstruir.

O pavimento da estrada também será totalmente renovado.

Comentários

pub