Novo vídeo promocional da Rota Vicentina sobre turismo sustentável está entre os finalistas da ATTA

Pode votar-se online no novo vídeo promocional da Rota Vicentina

O novo vídeo promocional da Rota Vicentina sobre turismo sustentável é o único europeu entre os nove finalistas de 170 concorrentes, numa competição internacional, promovida pela ATTA – Adventure Travel Trade Association.

A votação decorre online até 28 de Setembro e deverá ser feita no portal do concurso em Adventure In Motion.

Os três finalistas com mais votos serão apresentados à audiência de 800 especialistas em turismo/natureza, participantes na Adventure Travel World Summit, em Outubro, na Toscânia (Itália), que votarão ao vivo o grande vencedor deste concurso anual.

A Rota Vicentina participará deste evento pela 3ª vez, este ano também com uma presença institucional.

Depois do sucesso alcançado pelo primeiro vídeo, lançado em 2012, que obteve 15 prémios e nomeações internacionais, a Rota Vicentina «aposta agora num conceito complementar e totalmente inovador no formato e na mensagem principal».

«O desafio baseia-se no equilíbrio necessário entre os vários tipos de usufruto de uma das regiões mais queridas de portugueses e estrangeiros, a Costa Alentejana e Vicentina, a área de implantação da Rota Vicentina. Residentes e turistas, portugueses e estrangeiros, caminhantes e não só, todos unidos no amor por esta terra e na sua vontade de investir em conjunto num futuro sustentável», explica a Rota Vicentina.

A palavra é dada a quem sente as paisagens, os trilhos, a natureza, os ofícios locais e as pessoas como elementos indissociáveis, atribuindo ao turismo o importante papel de alimentar um ecossistema natural e sócio-económico saudável e próspero.

«É muito especial para nós, podermos por um instante fazer parte deste ecossistema», «Tudo está a crescer, exceto a natureza: a natureza não está a crescer», «Pode ser uma ameaça se este turismo não estiver ligado às raízes dos locais», «E se a economia local estiver forte, a paisagem vai estar mais forte e mais protegida», «Consciência e educação são o único caminho possível» – estes são alguns dos depoimentos incluídos neste vídeo, que fala de amor, cuidado e esperança no futuro.

«Esperamos que esta reflexão sobre o que significa a sustentabilidade no turismo se alastre, ela é urgente e muito importante, não só para esta região e para o nosso país, mas para todo o mundo», afirma Marta Cabral, presidente da direção da Associação Rota Vicentina.

«Estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho, foram meses muito exigentes mas conseguimos passar nestes 5 minutos aquela que é a verdadeira missão deste projeto», acrescenta.

Este trabalho está integrado num programa de investimentos alargado e integrado, que pretende reforçar a sinalização de trilhos ao longo da costa e sobretudo a criação de novos percursos circulares no interior, além de um reforço da oferta de atividades complementares, com uma rede de trilhos de BTT, atividades de natureza e outras ligadas à cultura local.

Comentários

pub