Nova edição dos “Anais do Município de Faro” é apresentada a 22 de Setembro

Publicação voltou a ser editada em 2016

A 40ª edição dos Anais do Município de Faro vai ser apresentada no próximo dia 22 de Setembro às 15h30, na Biblioteca Municipal de Faro. 

O momento contará com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e Joaquim Romero Magalhães, diretor da revista. A apresentação ficará a cargo de Victoria Abril Cassinello.

No seu texto de apresentação desta edição, Rogério Bacalhau congratula-se pela «recuperação da publicação» que, em cada número, é «um desafio diferente», sendo uma «revista que condensa séculos de História e um trabalho de investigação considerável, laboriosamente preparado e executado por estudiosos e entendidos nestes temas».

Sublinha ainda o autarca que o Joaquim Romero Magalhães, responsável da revista, «é a pessoa certa no lugar certo».

Por seu turno, o diretor dos Anais, além de sublinhar a importância do retomar da regularidade, conseguida desde 2016, com a saída anual de um número, considera que este tipo de publicação apela e «consegue uma colaboração muito qualificada», quer com a presença de «estudos devidamente fundamentados em pesquisas eruditas», quer com uma vertente memorialista de «tempos vividos e reconstituídos».

Para Romero Magalhães, «as preocupações com as matérias culturais tendem a fazer avançar o conhecimento das terras e das gentes e, «os nossos Anais, não têm deixado de cumprir o seu dever. No que, se não são únicos, poucos mais exemplos de regularidade se têm em todo o país», sublinha.

A figura do José António Pinheiro e Rosa, fundador dos Anais do Município de Faro, foi, nesta 40ª edição, exaltada, quer pelo autarca, que o considera «uma figura maior da cultura farense», quer pelo diretor da publicação, que refere também o trabalho do seu continuador Libertário Viegas.

Entre os colaboradores desta edição dos Anais, contam-se João Pedro Bernardes, José da Encarnação, Isabel Vargues, Carlos Pereira, Fernando Pessanha, Patrícia Palma, Marco Sousa Santos, Marco Lopes, Susana Paté, Maria Luísa Martins, Luís Santos, Carla Guerreiro, Edite Esteves, Lina Vedes, Marília Castro e João Leal.

Comentários

pub