Hoteleiros mobilizam-se para ajudar vítimas dos incêndios de Monchique

Associação da Hotelaria de Portugal apela aos seus associados que doem mobílias e outros bens para ajudar as vítimas do incêndio de Monchique

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) está a mobilizar os seus associados para a doação de bens e equipamentos, para ajudar aqueles que foram afetados pelo incêndio de Monchique a refazer a sua vida.

Ao mesmo tempo, a associação colocou-se à disposição dos hoteleiros algarvios que já estão, neste momento, a ajudar as vítimas dos incêndios, de modo a apoiá-los nestes seus gestos, segundo João Soares, delegado da associação no Algarve.

A AHP pretende, desde logo, repetir o gesto que teve em relação às vítimas dos grandes incêndios de 2017, mostrando-se «totalmente disponível» para, também em 2018, «ajudar a mitigar esta tragédia».

«Pedimos, por isso, a todos os associados que, se tiverem atualmente, ou contarem vir a ter, bens e equipamentos hoteleiros em bom estado de conservação, suscetíveis de poderem vir a ser doados, os guardem e informem a AHP, pois em breve daremos notícias», lê-se num post publicado no Facebook por João Soares, do qual consta a informação enviada a todos os sócios da AHP.

Em 2017, no rescaldo dos incêndios que fustigaram a zona centro de Portugal, a AHP mobilizou os seus associados através do Programa HOSPES, para ajudar a mobilar casas que estão a ser construídas ou reconstruídas nas zonas atingidas. «Até ao momento, já foram doados mais de 6500 bens, sinalizados pelas IPSS e Câmaras à AHP, para ajudar a equipar mais de três dezenas de habitações nos concelhos de Arganil e Castanheira de Pera», revelou.

«Seguiremos idêntico procedimento: quando chegar o momento, iremos contactar os presidentes das Câmaras das regiões afetadas, bem como as IPSS que estão no terreno, para fazermos o levantamento das necessidades e podermos juntar, à nossa maneira, o nosso esforço e contributo à reconstrução», acrescentou João Soares.

O delegado da AHP no Algarve lembrou, ainda, que «há muitos hoteleiros do Algarve que já estão a ajudar, além de albergarem habitantes e hóspedes de outras unidades, doando bens alimentares e outros de primeira necessidade».

«Pedimos a estes hoteleiros que estão mais próximos que nos alertem para outras situações de carência imediata que vos pareçam dever merecer apoio neste momento (com identificação de bens necessários) para podermos lançar um apelo aos colegas do resto do país», pediu.

João Soares aproveitou para manifestar a sua solidariedade «aos colegas que estão a atravessar momentos muito difíceis», bem como «a todos os habitantes do Algarve, particularmente aos que foram diretamente atingidos pela desgraça», mas também «agradecer, em nome da Associação da Hotelaria de Portugal, aos colegas que estão a dar o seu apoio e disponibilidade à população».

Comentários

pub