Há 1,5 toneladas de berbigão para serem devoradas no Festival da Figueira

Seja com massa, com arroz ou ao natural, o berbigão volta a ser “rei” a 8 e 9 de Setembro, […]

Seja com massa, com arroz ou ao natural, o berbigão volta a ser “rei” a 8 e 9 de Setembro, no Polidesportivo da Figueira (Portimão). No total vão ser confecionadas 1,5 toneladas do bivalve.

A 16ª edição do Festival do Berbigão decorre entre as 19h00 e 01h00 e promete, mais uma vez, levar milhares de pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande, em Portimão.

Este festival gastronómico aposta em pratos como massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão ou berbigão ao natural, todos confecionados no local. A doçaria e a pastelaria local também vão estar presentes, bem como outros comes e bebes. «Tudo a preços muito apelativos», garante a Câmara de Portimão.

O recinto do festival tem capacidade para cerca de 600 lugares sentados e irão ser preparadas cerca de 1,5 toneladas de berbigão para fazer as delícias a mais de cinco mil pessoas que procuram um dos pratos mais genuínos e saborosos da gastronomia regional.

Este bivalve, tradicionalmente confecionado de uma forma simples, tem, neste festival, outras interpretações gastronómicas, mas tendo sempre como base um pouco de azeite, um ramo de salsa ou coentros e um dente de alho.

A música garantirá o entretenimento para que toda a gente possa dançar. No primeiro dia inclui a atuação de Roberto Bernardino e o espetáculo com Ruth Marlene, enquanto no dia seguinte, após a atuação de Cláudio Rosário, a música tradicional ficará a cargo de Fernando Correia Marques.

O Festival do Berbigão contará com mais de 100 voluntários, que estaão, durante dois dias, «a trabalhar para que cada edição seja inesquecível e deliciosa», segundo a Câmara de Portimão.

«Cada ano que passa, este Festival bate o recorde de entradas, comprovando o interesse por parte daqueles que o visitam em degustar este bivalve nas mais diversas formas», diz a autarquia.

Prova disso é o crescente número de entradas. O número de visitantes no ano de 2017 foi de 6000, no ano de 2016 foi de 5000 e, no ano de 2015, foi de 4000.

Desde 2002 que se realiza o Festival do Berbigão, em honra ao lugar especial que este molusco tem no seu coração, pois a apanha do berbigão, na Ria de Alvor, remonta a tempos antigos.

A entrada custa 3.50 euros e o certame é uma organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Comentários

pub
pub