Frentes nas zonas de São Marcos da Serra e das Caldas de Monchique não dão tréguas aos bombeiros

Ao longo da noite, as chamas avançaram descontroladas serra abaixo, tanto para o lado de São Marcos da Serra, seja para o de Portimão

O incêndio de Monchique continua a ter duas frentes descontroladas, uma a avançar para São Marcos da Serra, já no concelho de Silves, outra a descer das Caldas de Monchique, entrando mesmo no concelho de Portimão.

Foram evacuadas durante a madrugada, várias localidades e sítios, nomeadamente as Caldas de Monchique, a urbanização do Montinho, o hotel MacDonald, Barranco do Banho, Monchicão (junto à ribeira de Odelouca).

Mais abaixo, já no concelho de Portimão, foram retiradas as populações da zona de Vale Boi e Rasmalho, uma vez que as chamas seguiram ao longo da estrada entre Monchique e Portimão.

A maioria das pessoas deslocadas foram levadas para a Escola EB 2,3 de Monchique, enquanto outras ficaram alojadas em casa de familiares. Neste momento, ainda não há condições para que as populações regressem a casa.

No perímetro da vila, há pessoas que estão a conseguir regressar às suas casas, para ver os prejuízos e fazer elas próprias o rescaldo da ação das chamas.

As estradas de acesso a Monchique estão quase todas cortadas, seja pelo lado de São Marcos da Serra e Alferce, seja pelo lado de Portimão.

Na noite deste domingo, 5 de Agosto, 24 pessoas ficaram feridas. Uma delas é uma idosa, de 72 anos, que está em estado grave e teve de ser evacuada, por helicóptero, para o Hospital de São José, em Lisboa.

No total, foram assistidas 40 pessoas, 12 civis e 28 agentes da proteção civil, na sua maioria por inalação de fumos.

Segundo o site da Proteção Civil, neste momento o fogo está a ser combatido por 1078 operacionais, apoiados por 324 viaturas e oito meios aéreos que já começaram a voltar a atuar com o início da manhã. No entanto, o fumo muito intenso está a dificultar a ação dos helicópteros e aviões.

Comentários

pub