Fogo que entrou no concelho de Portimão foi «controlado» no Rasmalho

A localidade do Rasmalho chegou a ser evacuada, mas o fogo foi dominado antes de lá chegar. Preocupação agora é na Senhora do Verde

A frente do incêndio de Monchique que entrou no concelho de Portimão ao final da manhã foi contida no Rasmalho. As chamas «já estão controladas» e não causaram «nenhum problema de maior», apesar de terem obrigado à evacuação desta localidade, assegurou ao Sul Informação a presidente da Câmara de Portimão.

O fogo lavrou «numa zona rural e não chegou perto das habitações», acrescentou Isilda Gomes. Mas, «por precaução, decidiu-se evacuar o Rasmalho e trazer as pessoas para o Portimão Arena», onde está instalado o ponto de acolhimento que o secretariado regional do Algarve das Misericórdias e a Câmara portimonense criaram em conjunto.

Segundo o vice-presidente da Câmara Castelão Rodrigues, que esteve no teatro das operações – Isilda Gomes está no Pavilhão Arena – o fogo desceu «de Casas Velhas e da Ribeira das Canas em direção ao Rasmalho», mas acabou por ser contido antes de ali chegar. «Nós tínhamos feito as faixas de contenção e havia máquinas de rasto no local», explicou.

Resolvido este foco, a preocupação vai «para o fogo de Casais, que pode descer, em direção à Senhora do Verde», também no concelho de Portimão. «Já estamos a fazer o reconhecimento da zona e enviámos para lá as máquinas de rasto».

No período em que o incêndio esteve a lavrar, os meios terrestres foram apoiados por três aviões Canadairs, que abasteceram os tanques ao largo da Praia da Rocha, momento captado em vídeo e fotografia por muitos dos que estavam na praia.

Os aviões pesados de combate a incêndios foram, agora, enviados para a frente que continua ativa perto de Silves.

 

 

Segunda passagem de 3 canadairs a abastecerem na Praia da Rocha #Monchique

Segunda passagem de 3 canadairs a abastecerem na Praia da Rocha#Monchique

Publicado por Fogos.pt em Terça-feira, 7 de Agosto de 2018

 

Comentários

pub