Fogo entrou na vila de Monchique, arde tudo nas Caldas de Monchique

Incêndio de Monchique continua descontrolado, A noite foi de combate às chamas, com os ventos fortes a provocarem projeções e reacendimentos

A Proteção Civil mandou, já depois das 00h00 desta terça-feira, dia 7, evacuar pelo menos parte da vila de Monchique, quando a situação, já «complexa», se complicou com várias projeções e reacendimentos, provocados pelo vento forte e com mudanças constantes de direção.

Testemunhas disseram ao Sul Informação que as chamas entraram dentro do perímetro da vila, mas, neste momento, praticamente todas as comunicações estão cortadas, não havendo telefone fixo, nem funcionando a maioria das redes de telemóveis.

As chamas estiveram muito próximo do quartel dos bombeiros de Monchique e rodearam o antigo convento de Nossa Senhora do Desterro, na parte alta da vila. A zona evacuada foi a do Castelo, a curta distância da Câmara Municipal.

Neste momento, há ainda uma frente muito ativa a avançar na zona da pedreira da Nave e do início da estrada para Marmelete, segundo disse ao nosso jornal um morador da zona, que tem as chamas a pouco mais de 500 metros da sua casa.

Também na zona das Caldas de Monchique e do hotel MacDonald a situação ficou, durante a noite e madrugada, descontrolada, com as chamas a queimarem toda a vegetação e a afetar mesmo algumas estruturas edificadas.

A estrada entre Monchique e Portimão, que passa pelas Caldas, está cortada desde ontem. Outras estradas, como a do Alferce para Odelouca, está cheia de destroços e cabos caídos, sendo de trânsito difícil.

Entretanto, o combate ao incêndio continua a ser reforçado com operacionais e viaturas no apoio ao combate às chamas, de acordo com os dados disponíveis na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Às 07h00, o fogo estava a ser combatido por 1.137 operacionais, apoiados por 340 viaturas. Os meios aéreos, nomeadamente os Canadairs espanhóis, ainda não estão a operar, dependendo agora, com o nascer do dia, das condições de visibilidade criadas pelo fumo, para saber quando e onde podem atuar.

O Sul Informação está a tentar reunir mais informação sobre a situação atual em Monchique, mas, devido aos problemas de comunicações, não está fácil

Comentários

pub