FARCUME apresenta “curtas” de 53 países n’Os Artistas

Festival bateu o recorde de inscrições este ano

O Farcume – Festival de Curtas-Metragens de Faro vai regressar à capital algarvia entre 20 e 25 de Agosto, na Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF). Esta é a 8ª edição do evento, que é «um dos maiores festivais de cinema a sul do Tejo», segundo a Faro 1540, que organiza o festival.

Este ano, segundo a organização, houve «uma enorme afluência de inscrições, a maior de sempre, que atingiu quase os 3000 trabalhos (ao todo 2872) oriundos de 107 países e que equivaleu a 472 horas».

A título meramente de curiosidade, diz a Faro 1540, «se todas as curtas tivessem sido selecionadas teríamos quase 20 dias de festival non-stop (24 horas por dia)».

A seleção «foi criteriosa e os cinéfilos que se deslocarem aos Artistas terão a possibilidade de visualizar cerca de 280 curtas provenientes de 53 países e repartidas em quatro categorias: Animação, Documentário, Ficção e Videoclip», adianta a Faro 1540.

Destes filmes, «muitos deles já foram premiados em reputados festivais internacionais enquanto que outros são estreias absolutas».

As sessões acontecem todos os dias, às 21h00, e vão decorrer quer ao ar livre, quer no salão nobre desta sociedade. A entrada é livre.

Comentários

pub