Esposende dá 7380 euros para ajudar Monchique a recuperar do incêndio

Autarquia minhota canalizou para Monchique dinheiro de espetáculo pirotécnico que foi cancelado

A Câmara de Esposende vai fazer uma doação de 7380 euros ao município de de Monchique, para ajudar a fazer face aos prejuízos causados pelo incêndio que lavrou durante uma semana neste concelho do Algarve.

A verba corresponde ao valor que iria ser gasto pela autarquia minhota num espetáculo pirotécnico que deveria ter ocorrido no dia 19 de Agosto, Dia do Município de Esposende, mas que foi inviabilizado pelo despacho do Governo que determinou a Declaração da Situação de Alerta, entre os dias 18 e 22 de Agosto, face às previsões meteorológicas que apontavam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal.

«Face à proibição de lançamento de fogo-de-artifício, o executivo municipal optou por cancelar o espetáculo e decidiu, num gesto de solidariedade, canalizar a verba correspondente para o Município de Monchique com vista à reparação dos danos causados pelo incêndio, nas habitações, nas atividades económicas, nas infraestruturas e, ainda, para a reflorestação das áreas ardidas», segundo a Câmara de Esposende.

«Com esta iniciativa, pretende-se ajudar, aliviando, assim, o sofrimento daqueles que mais precisam, na mesma medida daquilo que gostaríamos que nos fizessem a nós num momento tão difícil e aflitivo como o que passaram», ilustrou Benjamim Pereira, presidente da autarquia minhota.

«O gesto traduz a solidariedade de todos os esposendenses para com todas as vítimas do incêndio, bem como para com todos os agentes de proteção civil, com particular destaque para os valorosos corpos de bombeiros envolvidos no seu combate», concluiu a Câmara de Esposende.

Comentários

pub