Conferência e sessão comemorativa assinalam centenário do Sanatório Vasconcelos Porto

Iniciativa integra programa “100 Anos depois – Ciclo de Conferências Saúde e Cultura”

São Brás de Alportel vai assinalar o 100º aniversário da inauguração do Sanatório Vasconcelos Porto, no dia 8 de Setembro, com a conferência internacional “O sanatório Carlos Vasconcelos Porto – 100 anos depois”, marcada para o Museu do Traje, e com uma Sessão Comemorativa, no edifício do antigo sanatório, atual Centro de Medicina de Reabilitação.

O sanatório «abriu as suas portas, em São Brás de Alportel no dia 8 de Setembro de 1918. Um século depois, o edifício acolhe no presente o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul e continua a sua missão de promover a saúde da região e do país», realça a Câmara de São Brás de Alportel.

A conferência internacional realiza-se entre as 9h30 e as 17h00 com a presença de «diversos palestrantes nacionais e internacionais, dedicados à história e à investigação em áreas distintas, com especial relevo para a arquitetura hospitalar, a história da saúde e da assistência hospitalar e com uma incursão profunda na história do antigo Sanatório Vasconcelos Porto», realça a Câmara de São Brás.

Segundo a autarquia, este «conjunto prestigiado de investigadores e historiadores nacionais e internacionais vai abordar, em diferentes áreas do saber, a importância desta pioneira unidade de saúde, as motivações históricas e os factos marcantes da história da saúde em Portugal, sem esquecer o olhar sobre a medicina no Algarve».

Vitor Ribeiro, Cristina Fé Santos, Renato Gama-Rosa Costa, Gisele Sanglard, Graça Serejo, José Luís Dória, Fernando Rosas, Ana Luísa Matos, Vitor Matos e Isabel Palmeirim são os investigadores convidados para esta conferência que contará ainda com a intervenção de Diogo Cruz, subdiretor-geral de Saúde.

Durante o período em que decorre a conferência, o Museu do Traje convida os presentes a conhecer as reservas museológicas visitáveis que apresentam material médico, «proporcionando uma oportunidade única de olhar sobre a história da medicina».

O segundo momento do programa está marcado para as 18h00, com a sessão comemorativa que integra a visita ao Espaço Memória e um momento musical e de convívio, com momentos de homenagem e evocação da memória deste século de história «que marcou profundamente o concelho, a região e o país».

O evento é de participação gratuita mas sujeito a inscrição prévia aqui .

Ainda integrada neste programa comemorativo, encontra-se patente ao público, uma exposição de rua intitulada “100 anos depois – A Saúde em São Brás de Alportel”, que pode ser visitada no Largo São Sebastião, no centro de São Brás de Alportel.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara de São Brás de Alportel, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Direção Regional de Cultura e a Universidade do Algarve, e integra o Programa “100 Anos depois – Ciclo de Conferências Saúde e Cultura, que teve início no dia 13 de Abril.

Este ciclo de conferências é promovido com o apoio do Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos, da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos, da CP Comboios de Portugal, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel – Museu do Traje.

Comentários

pub