Câmara de São Brás de Alportel manda limpar 80 quilómetros de bermas de estrada

As ações visam proteger a floresta contra incêndios, ao mesmo tempo que previne problemas que podem ocorrer com as primeiras chuvas

A Câmara de São Brás de Alportel adjudicou a limpeza de cerca de 80 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais, «como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho» desde Maio.

A intervenção motivará um investimento de quase 20 mil euros, da parte da autarquia, e abrange «a maioria dos caminhos municipais e secundários do concelho».

Com esta medida, a autarquia são-brasense pretende contribuir para a prevenção contra incêndios florestais no seu território.

«A Câmara iniciou em Maio as ações de limpeza e manutenção de bermas e valetas, no interior dos núcleos habitacionais, nos diversos sítios do concelho, com especial enfoque nos sítios do Barrocal. Os trabalhos incidem também no corte e limpeza de árvores, que colocam em causa a normal circulação do trânsito em vias e caminhos municipais», revelou a autarquia.

Esta intervenção também contribui «para a prevenção dos problemas que podem ocorrer com as primeiras chuvas de outono, ao evitar que detritos vegetais e outros materiais inertes obstruam os canais de escoamento e que estes sejam arrastados para a via pública».

A Câmara aproveitou para apelar à população para que este «trabalho preventivo da maior importância seja replicado pelos munícipes nas suas propriedades, nomeadamente com a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados».

Comentários

pub