Arquitetos juntam-se no Algarve para congresso sobre “Património Arquitetónico e Paisagístico”

Estrutura de participação no Congresso é nova

O 15º Congresso dos Arquitetos realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, e vai discutir o “Património Arquitetónico e Paisagístico”. 

No ano em que se cumprem 20 anos sobre a sua criação, a Ordem dos Arquitetos leva a cabo este novo congresso.

Tendo como tema central “O Património Arquitetónico e Paisagístico”, aquela que é a reunião magna da classe irá «demonstrar o papel qualificador que a arquitetura tem na preservação e na construção do futuro património arquitetónico e paisagístico, no desenvolvimento económico, social e de inovação para a sociedade».

Além do tema agregador, o debate irá contemplar três subtemas: o ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitetónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitetos.

A resposta dos arquitetos aos riscos territoriais, os caminhos atuais de acesso à profissão, os modos de exercício da profissão e a importância dos arquitetos como decisores e intervenientes políticos são alguns dos temas em que se irá desdobrar o debate nos três dias do Congresso que, nesta edição, terá uma estrutura de participação diferente daquela adotada nos congressos anteriores.

Com o objetivo de facilitar o debate prévio do tema e subtemas previstos, o 15º congresso contempla duas novas modalidades de participação além das habituais moções, recomendações e comunicações: o debate temático e o debate transversal.

Enquanto o debate temático irá decorrer em torno de um documento previamente divulgado e apresentado numa mesa redonda por um grupo de trabalho autoproposto, o debate transversal pode envolver pessoas que não sejam arquitetas e organiza-se em torno de um tópico transversal, que envolva diversas entidades ou profissões ligadas de alguma forma aos arquitetos.

O 15º Congresso abre no dia 25 de Outubro com uma conferência do arquiteto espanhol Emílio Tuñón, da Tuñón Arquitectos, distinguido, em 2014, pelo Governo de Espanha com a Medalha de Ouro de Mérito nas Belas-Artes.

A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa estarão entre os vários convidados do Congresso, estando previstas, no dia 26 de Outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

Além dos trabalhos do Congresso, vai decorrer durante os três dias um programa paralelo de atividades sociais e culturais com visitas, exposições e cinema que se estende a toda a região do Barlavento Algarvio, além de uma feira de materiais no espaço do Centro de Congressos do Arade.

Comentários

pub