«Amor e determinação» motivam decisão de manter abertura da Feira Medieval de Silves

É o «amor e determinação que nos levará a prosseguir com a realização da Feira Medieval de Silves, que hoje iniciará a sua 15ª edição»

A Feira Medieval de Silves abre esta sexta-feira, às 18h00, como programado, apesar do grande incêndio que também afetou o concelho nos últimos dias, acaba de anunciar Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal.

E é o «amor e determinação que nos levará a prosseguir com a realização da Feira Medieval de Silves, que hoje iniciará a sua 15ª edição», salienta a autarca.

«Este é um evento de grande importância não apenas para a cidade de Silves, mas para todo o concelho, nomeadamente para as coletividades que através dele angariam verbas para a realização de muito do seu trabalho. É igualmente determinante para o comércio local, e indubitavelmente, uma marca do concelho, das suas gentes e da sua identidade, uma marca que nos define como gente que é orgulhosa do seu passado e que trabalha incansavelmente, mesmo nas horas mais difíceis, para construir o futuro», explica Rosa Palma, em comunicado enviado às redações.

«É, pois, neste espírito que abriremos portas às 18h00, para que, com a realização da Feira, possamos entrar num novo período, um período de grande otimismo, um período de superação das mágoas e das dores que nos causou este incêndio», diz ainda.

«Não queremos que a marca de Silves seja a da tristeza e a da desolação. Não somos gente cor de cinza, nem tão pouco acomodada. Vamos arregaçar as mangas e vamos, com a Feira Medieval, voltar a sorrir e a levar sorrisos a todos quantos aqui residem ou nos visitam», exorta a presidente da autarquia.

«Vamos envolver-nos, participar, visitar, entrar no espírito deste evento, no firme propósito de fazermos dele a verdadeira marca deste tempo em que, em união, voltaremos a ouvir o nome “Silves” por boas e alegres razões!», frisa.

No seu comunicado, Rosa Palma salienta que, «ao longo dos últimos dias e na sequência do incêndio que deflagrou em Monchique, vivemos também nós, em Silves, dias difíceis».

«Acompanhámos os esforços que os agentes de combate – Proteção Civil, Bombeiros, Exército, GNR, entre outros – empenhadamente desenvolveram, no sentido de salvaguardar pessoas e bens e de garantir a proteção de todos, esforços esses que nos permitem hoje falar que não há perdas de vida, nem casas de primeira habitação queimadas».

«Vimos, ainda, tudo o que os funcionários da autarquia que, em diversos serviços e com ações distintas, fizeram para ajudar no combate ou na retaguarda, bem como os muitos voluntários que cederam equipamentos e que colaboraram como e com o que puderam. Tantos foram os que generosamente contribuíram com as suas ajudas, quer materiais, quer somente palavras de estímulo, que de tanta importância foram nas horas mais complicadas! A todos gostaria de agradecer!», salienta.

«Foram dias vividos por todos nós com muita emoção, mas sobretudo, com muita energia e determinação, pois amamos a nossa terra, o nosso concelho e queremos o melhor para os nossos», recorda a autarca.

«Esse amor e determinação é o que nos guiará, no esforço de prosseguir um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos e que, com maior força e rigor, prosseguiremos e se traduz numa aposta forte na prevenção dos fogos, assegurando a limpeza de terrenos, a construção de mais faixas de combustível e corta-fogos (como tem acontecido, com a colaboração do exército, facto de que temos vindo a dar nota em diversas ocasiões) e a sensibilização das populações para a necessidade de ter comportamentos promotores da segurança das florestas, dos bens e vidas», salienta ainda a presidente da Câmara de Silves.

Comentários

pub