Alunos de Portimão dizem não às palhinhas e “moda” está a pegar

EMARP vai dar continuidade ao projeto com novas iniciativas

Alunos da turma 3ºA da Escola Básica de Pedra Mourinha, do Agrupamento Júdice Fialho, em Portimão, mostraram, no ano letivo que terminou em Junho, ser contra a utilização de palhinhas, tendo criado um “Palhímetro”, onde as depositaram, e até as famílias aderiram à moda

O projeto, denominado STAP (Somos Todos Anti Palhinhas) surgiu na sequência da «sensibilização que é feita, junto dos alunos, desde a entrada na escola para as questões ambientais e de cidadania, como a separação de resíduos e reutilização de materiais», explicou ao Sul Informação a professora Carla Almeida.

Após o Dia dos Oceanos, e «depois de a turma refletir sobre o que podia fazer para evitar os plásticos no mar, surgiu a ideia de alterar os hábitos, algo que começou logo na sala de aula. Assim, em vez de beber o leite, que é dado pela escola, em palhinhas, os alunos começaram a trazer um copo».

Outra das ideias que surgiu foi criar um “Palhímetro”. Os alunos elaboraram cartazes e os seus próprios palhímetros para levar para casa. As famílias aderiram de forma positiva e até já começaram a partilhar outras formas de reutilização de materiais e produtos biodegradáveis.

Também estabelecimentos comerciais de Portimão já aceitaram o desafio de colocar os cartazes e levar os clientes a alterar hábitos.

A EMARP (Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão) manifestou interesse em abraçar o desafio e, para o próximo ano letivo, será dada continuação ao projeto, com novas iniciativas.

 

Comentários

pub