Aljezur já tem 700 alojamentos locais, mas há também hotéis a avançar

O turismo está em crescimento no concelho, mas não se trata de grandes investimentos

José Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Aljezur já tem «700 alojamentos locais registados no concelho» revelou José Gonçalves, presidente da Câmara daquele concelho da Costa Vicentina, em entrevista ao Sul Informação.

Mas, num município onde o turismo tem crescido, em especial nos nichos ligados à natureza e ao surf, há também investimento hoteleiro a avançar, no turismo rural e na construção de dois novos hotéis.

«Na parte velha da vila de Aljezur, há muita coisa adquirida e recuperada por causa do alojamento local. Obviamente, isso traz-nos um desafio novo, que começa a ser um problema: a dificuldade em encontrar casa para habitação», explicou o autarca.

No que diz respeito ao turismo rural, «há algumas unidades a ser construídas». Mas o maior investimento será feito na hotelaria. «Foi aprovado há pouco tempo um hotel de 22 quartos, no sítio do Perdigão», com «investimento estrangeiro», ao mesmo tempo que «foi também desbloqueado um outro hotel, a Sul da Arrifana, que ainda está no papel», revelou José Gonçalves.

Neste segundo caso, trata-se de um hotel com 50 quartos, resultante de «investimento português», um projeto «que esteve parado mais de um ano, mas foi há pouco desbloqueado pelo ICNF».

«É um projeto diferente, não é edifício único, mas um complexo com pequenas casinhas. É um projeto que tenho grande esperança que vá ser concretizado», garantiu.

Aljezur – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara Municipal também não tem estado parada, estando a desenvolver projetos que qualifiquem e diversifiquem a oferta turística no concelho. «Temos duas candidaturas ao CRESC Algarve 2020, para desenvolver dois projetos, de melhoramento do circuito temático no centro antigo da vila e também para criar um novo circuito temático na vila de Odeceixe, envolvendo a parte cultural, mas também ambiental».

José Gonçalves salienta que «este movimento que há, da Rota Vicentina e da Via Algarviana, está a dar frutos muito interessantes. E depois há um produto, que é o surf, que também durante o Inverno nos mantém aqui uma série de gente, sobretudo jovens, que gostam destas paragens. Isso é muito importante para a nossa economia».

Um dos objetivos da autarquia passa igualmente por conseguir «que os pequenos negócios vão para a zona histórica, para criar ali também uma nova dinâmica. Os circuitos temáticos já estão criados, há mais gente a visitar essa zona da vila, agora falta que os privados tirem partido disso».

Outro projeto que a Câmara de Aljezur está a promover tem também a ver com um nicho emergente do seu turismo, o BTT. Vai assim ser criado um Centro de Desporto de Natureza, junto ao pavilhão desportivo da vila. Na realidade, explicou José Gonçalves, este Centro resulta da «adaptação de um espaço já construído» e incluirá novos circuitos de BTT e uma oficina de reparação.

No Pontal da Carrapateira, um dos locais do litoral aljezurense mais visitados, o Programa Polis tem em fase final de instalação um Centro Interpretativo, a partir do qual «as pessoas são depois levadas ao Museu do Mar e da Terra, na vila da Carrapateira, no interior. Haverá todo um circuito para percorrer, sobretudo a pé».

Todos estes «são pequenos investimentos, mas muito importantes para a nossa escala, porque consolidam a nossa oferta», concluiu o edil de Aljezur.

Arrifes da Carrapateira – Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

Comentários

pub