Albufeira volta a celebrar «o grande herói» Beato Vicente

Vicente de Santo António foi beatificado pelo Papa Pio IX

As Festas em honra do «grande herói» que foi Beato Vicente decorrem a partir deste sábado, 1 de Setembro, e duram até segunda-feira dia 3, em Albufeira. 

Do programa, o destaque vai para Eucaristia Solene em honra do Beato Vicente de Santo António, seguida de procissão (Igreja Matriz) a partir das 18h00 de domingo.

No dia 3, esta Eucaristia volta a ser celebrada às 18h00, na Matriz, por ser este o dia de aniversário do seu martírio.

Vicente de Santo António foi beatificado na Igreja Católica pelo Papa Pio IX a 7 de Julho de 1867 e tornou-se padroeiro de Albufeira em 1965, cidade que nunca mais deixou de lhe prestar culto.

Vicente nasceu em 1590 no Castelo de Albufeira. Os seus pais, o médico António Simões e Catarina Pereira, enviaram-no para Lisboa aos 14 anos de idade para também estudar medicina, mas depressa o jovem albufeirense se dedicou a outras matérias, nomeadamente, artes e Teologia. Foi ordenado sacerdote aos 27 anos de idade.

Em 1523 foi para o Japão e viu-se obrigado a mudar de traje e de nome, fazendo-se caixeiro ambulante pelas ruas de Nagasaki para poder entrar nas casas de famílias, onde converteu pessoas e consolou e encorajou os cristãos perseguidos.

Tendo passado também por Espanha, México e Filipinas, acabou martirizado, no Japão, a 3 de Setembro de 1623.

Comentários

pub